“Dentro da contactologia avançada em Portugal a resposta é limitada”

Imagem da notícia: “Dentro da contactologia avançada em Portugal a resposta é limitada”

Recém-formado em Ortóptica integrou o Centro Hospitalar Universitário São João, EPE, Porto, desde 2006. Com uma longa carreira no SNS, Rodolfo Moura fala-nos da sua incursão “um pouco por acaso” pela Contactologia Avançada, um mundo que considera uma “caixinha de surpresas”, numa área “complexa” e talvez, por isso, em “constante evolução”.

Licenciou-se em Ortóptica pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). O que o cativou nessa altura?

Finalizei a minha licenciatura em 2005, cumprindo um percurso académico, que foi totalmente ao encontro das minhas expectativas. Sempre quis fazer formação relacionada com a saúde e dentro das áreas de Tecnologia da Saúde, o Curso de Ortóptica foi dos que mais me cativou. Enquanto ortoptista é uma mais-valia a nossa autonomia e independência na prática clínica diária.

Quais são as áreas a que dedica a sua atenção enquanto profissional?

A área de dedicação máxima, sem dúvida alguma, é a contactologia avançada. É nesta área que consegui uma maior diferenciação, neste momento a nível privado é a única área que exerço dentro do espectro alargado das áreas funcionais de um ortoptista. A nível hospitalar para além da contactologia avançada, estou inserido numa equipa multidisciplinar onde exerço variadíssimos exames complementares de diagnóstico como OCT (tomografia de coerência ótica), biometria, angiografia, retinografia, perimetria, entre outros.

A que nível se encontra a contactologia, quer na perspetiva clínica, quer no enquadramento técnico do produto, no que diz respeito ao desenvolvimento de novas soluções?

A contactologia, como área ligada à saúde visual, está sempre em constante evolução. Assim, obriga os profissionais a estarem sempre atentos às novas tecnologias, nomeadamente a nível de produtos e aparelhos, que nos ajudam na nossa atividade diária com os utentes.

Dentro da contactologia avançada em Portugal a resposta é limitada, existem poucos profissionais com meios adequados a trabalhar e há também um grande desconhecimento da área e das suas potencialidades. A nível formativo, infelizmente também não existem muitas oportunidades, sendo essencial procurar conhecimento mais além.

Com o desenvolvimento de novos produtos e sua evolução, a contactologia conseguiu dar resposta a muitas situações, por exemplo, de córneas irregulares, que no passado, não eram possíveis resolver. Neste momento uma das áreas da contactologia que está com grande margem de expansão é o mundo das lentes de contacto esclerais, com forte aposta dos laboratórios internacionais em melhorar desenhos e materiais para oferecer aos nossos utentes respostas cada vez melhores.

Entrevista completa na OftalPro 56.

6 Abril 2022
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A minha vida mudou drasticamente. Tive de aprender a ver com novos olhos”

Diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos, o mundo de Tarris Marie é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos nas artes, como a escrita ou o teatro. O livro de estreia, Blaque Pearle, é o rosto de uma criadora artística que usa “fragmentos da vida, imaginação e experiências para contar histórias”. 

Ler mais 28 Março 2024
Entrevistas

“Iremos alargar a nossa oferta de produtos”

Pedro Antunes, managing director da Ursapharm, concedeu uma entrevista à OftalPro e falou sobre as novidades para o futuro, nomeadamente a “introdução de medicamentos” e o alargamento a outros segmentos de mercado. “Faz parte do plano de desenvolvimento da empresa o contínuo lançamento de novos produtos dirigidos à oftalmologia e para outras especialidades”, explicou.

Ler mais 31 Janeiro 2024
Entrevistas