Cirurgia assistida por robô: o que dizem os especialistas

Imagem da notícia: Cirurgia assistida por robô: o que dizem os especialistas

“Este é um estudo interessante populacional que pergunta a pessoas que não estão na iminência de serem operadas qual a sua perspetiva em relação a cirurgia assistida por robôs.

O futuro, com certeza, passará a ter algumas cirurgias assistidas por robôs e eventualmente algumas realizadas completamente por robôs. É preciso perceber que cirurgia não é um termo universal e que ela é toda igual independentemente da patologia. Só na oftalmologia existem técnicas cirúrgicas completamente diferentes. Se alargarmos isto a todo o espectro da medicina, podemos perceber facilmente que haverá algumas cirurgias que poderão ser realizadas com maior facilidade por robôs do que outras.

Uma pessoa, não profissional de saúde, a quem se pergunta, fora de um contexto médico qual a sua opinião sobre cirurgia assistida por robótica, pode ter as mais diversas opiniões. No entanto, do ponto de vista da vida real, quando essa pessoa passa a ser um doente com necessidade de cirurgia, o quadro pode mudar-se drasticamente.

A decisão de um doente submeter-se a uma cirurgia passa muito pela relação médico-doente. E normalmente o médico propõe a cirurgia que é mais segura e eficaz para a patologia em causa. Quando essa opção passar por uma cirurgia robótica, essa será a cirurgia proposta. E a tendência será o doente confiar. Quando essa cirurgia for novidade, alguns poderão preferir as técnicas clássicas…, mas à medida que a técnica for entrando no quotidiano cirúrgico essas dúvidas irão dissipar-se e a robótica cirúrgica crescer.

Tem sido assim ao longo da história da Medicina… a cirurgia intra-capsular do cristalino já foi o “gold-standard” da cirurgia da catarata… já foi ultrapassada pela técnica extra-capsular e esta pela faco-emulsificação.”

O artigo completo faz parte da revista OftalPro 56.

26 Maio 2022
AtualidadeOftalmologiaOpinião

`

Notícias relacionadas

HOYA Vision Care lança nova campanha global “Myopia Care for Kids”

Esta iniciativa tem o duplo objetivo de “sensibilizar as crianças para o crescente aumento global da miopia nas crianças (que ocorre tipicamente entre os 6 e 14 anos1), assim como, sensibilizar para as “inovadoras lentes oftálmicas2 MiYOSMART, concebidas especificamente para que as crianças abrandem a progressão da miopia nas crianças entre os 8 e os 13 anos3”.

Ler mais 17 Agosto 2022
AtualidadeLentes e equipamentos

Academia do Profissional aposta na diversificação

Com o “foco” estritamente na “formação especializada”, os projetos a curto prazo de Ricardo Simões, CEO da Academia do Profissional, passam pela área de cuidados de saúde e beleza, o que pode abrir espaço ao setor da medicina dentária no futuro.

Ler mais 12 Agosto 2022
AtualidadeEventos e Formação