“Diplopia como sintoma de esclerose múltipla é mais frequente ao longo da evolução da doença”

Imagem da notícia: “Diplopia como sintoma de esclerose múltipla é mais frequente ao longo da evolução da doença”

A anulação da diplopia, através da prescrição de lentes prismáticas, sendo esta um sintoma relevante ao longo da evolução da esclerose múltipla, foi o mote para uma conversa sobre a importância da prescrição destas lentes na melhoria da qualidade visual destes utentes.

Quais as características fundamentais e diferenciadas das lentes prismáticas?

As lentes prismáticas ao terem prismas incorporados têm as propriedades e características dos prismas, são compostas por duas superfícies refrativas não paralelas que permitem o desvio dos raios de luz incidentes na direção da base do prisma. O deslocamento aparente dos objetos vistos através de uma lente prismática ocorre na direção oposta à base do prisma, ou seja, ocorre em direção ao vértice ou ápice. 

As lentes prismáticas, ao permitirem a dispersão da luz, são utilizadas regularmente para anular a diplopia desencadeada por diversas patologias oculares e sistémicas. Por exemplo, na diplopia provocada por um estrabismo convergente, coloca-se o prisma com base externa, para que a sua imagem seja percecionada internamente. 

A entrevista de Sandra Costa faz parte da revista OftalPro 57.

10 Agosto 2022
EntrevistasOftalmologia

PUBLICIDADE
Milano Eyewear Show4 - 6 FEBRUARY | 2023
`

Notícias relacionadas

Estudo mostra avanços na forma como a diabetes causa perda de visão

Os investigadores da Queen's University Belfast descobriram um processo chave que contribui para a perda de visão e cegueira em pessoas com diabetes. Os resultados podem levar a novos tratamentos que podem ser utilizados antes de ocorrer qualquer perda irreversível da visão.

Ler mais 27 Setembro 2022
AtualidadeOftalmologia

Médicos oftalmologistas querem sensibilizar para as doenças da retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER), com o apoio da Roche, lançaram, a partir de ontem, dia 21 de setembro, e a propósito do Dia Mundial da Retina, um filme de sensibilização nacional para a promoção da saúde ocular e prevenção de casos de cegueira, onde Ana Zanatti é a protagonista. 'Dê um final diferente ao filme da sua vida' é o nome do filme.

Ler mais 22 Setembro 2022
AtualidadeOftalmologia