João Chibante Pedro em entrevista

Imagem da notícia: João Chibante Pedro em entrevista

João Chibante Pedro é diretor do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEDV) há quase 10 anos e é também responsável pela área de Oftalmologia no Hospital da Misericórdia de Lousada. A OftalPro foi ao encontro do médico oftalmologista para uma conversa em que se abordaram vários temas, nomeadamente o que mudou ao nível da oftalmologia ao longo de uma década. Para o médico oftalmologista os principais desafios do cargo que ocupa são: “tentar manter a motivação dos vários agentes e tentar gerir os interesses individuais em função de um interesse maior”, mas “o grande desafio são as constantes falhas do sistema logístico do SNS”.

Sempre quis ser médico oftalmologista? Conte-nos a sua história.

De todo. Desde miúdo pretendi, como muitos, entrar na academia da força aérea, mas fiquei logo inibido nos exames médicos por causa da minha miopia. Quanto à especialidade não foi a minha primeira opção, gostaria de ter ido para cirurgia plástica e reconstrutiva, mas na altura da escolha tinha uma vaga em Coimbra, mas como tinha acabado de conhecer a minha atual mulher, que vivia e trabalhava no Porto, optei por pôr de lado esse desejo, optando pela oftalmologia no Hospital de São João (HSJ), podendo assim ficar junto dela. Optei pelo Serviço de Oftalmologia do HSJ por dois grandes motivos: o primeiro pela continuidade, uma vez que foi aí que tirei o curso de Medicina, e o segundo porque aquele serviço sempre teve uma grande organização, boa capacidade de trabalho e era dotado de um corpo clínico com grande valor científico e com colegas de grande valor humano. O tempo veio provar que, o que me pareceu uma decisão difícil se revelou em ambos aspetos, pessoal e profissional a decisão mais acertada. Podemos ser felizes e realizados em qualquer área desde que nos empenhemos.

Não perca a entrevista completa a João Chibante na próxima edição da revista OftalPro.

2 Setembro 2022
EntrevistasOftalmologia

`

Notícias relacionadas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia