Nuno Lopes em entrevista

Imagem da notícia: Nuno Lopes em entrevista

Nuno Lopes, oftalmologista no Hospital de Braga, CUF Porto e Trofa Saúde Braga, falou com a OftalPro sobre o seu percurso académico e profissional e sobre a área da cirurgia de glaucoma, à qual se dedica. Para Nuno Lopes, Portugal está, em termos formativos, “perfeitamente ao nível dos melhores centros internacionais”, contudo destaca que um dos principais desafios atuais para a oftalmologia, e para as especialidades médicas em geral “será inverter o ciclo de gestão em que caímos nesta última década”.

Neste momento dedica-se à área de glaucoma e mais especificamente às questões da cirurgia de glaucoma. Em Portugal como tem sido a evolução nesta área? É diferente comparativamente a outros países? De que forma?

A formação específica em oftalmologia em Portugal é equiparada às melhores do mundo e, na minha opinião, destaca-se especialmente na oportunidade que temos de obter formação e diferenciação cirúrgica precoce, ainda enquanto internos. Não obstante, neste contexto, dependemos da velocidade de adoção em Portugal de novas técnicas e das oportunidades por parte dos nossos tutores.

Leia a entrevista completa na próxima edição da OftalPro.

21 Setembro 2022
EntrevistasOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia

“A minha vida mudou drasticamente. Tive de aprender a ver com novos olhos”

Diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos, o mundo de Tarris Marie é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos nas artes, como a escrita ou o teatro. O livro de estreia, Blaque Pearle, é o rosto de uma criadora artística que usa “fragmentos da vida, imaginação e experiências para contar histórias”. 

Ler mais 28 Março 2024
Entrevistas