Nuno Lopes em entrevista

Nuno Lopes, oftalmologista no Hospital de Braga, CUF Porto e Trofa Saúde Braga, falou com a OftalPro sobre o seu percurso académico e profissional e sobre a área da cirurgia de glaucoma, à qual se dedica. Para Nuno Lopes, Portugal está, em termos formativos, “perfeitamente ao nível dos melhores centros internacionais”, contudo destaca que um dos principais desafios atuais para a oftalmologia, e para as especialidades médicas em geral “será inverter o ciclo de gestão em que caímos nesta última década”.
Neste momento dedica-se à área de glaucoma e mais especificamente às questões da cirurgia de glaucoma. Em Portugal como tem sido a evolução nesta área? É diferente comparativamente a outros países? De que forma?
A formação específica em oftalmologia em Portugal é equiparada às melhores do mundo e, na minha opinião, destaca-se especialmente na oportunidade que temos de obter formação e diferenciação cirúrgica precoce, ainda enquanto internos. Não obstante, neste contexto, dependemos da velocidade de adoção em Portugal de novas técnicas e das oportunidades por parte dos nossos tutores.
Leia a entrevista completa na próxima edição da OftalPro.
21 Setembro 2022
EntrevistasOftalmologia