Estudo mostra avanços na forma como a diabetes causa perda de visão

Imagem da notícia: Estudo mostra avanços na forma como a diabetes causa perda de visão

A descoberta feita pelos investigadores da Queen’s University Belfast aponta a causa destas primeiras alterações na retina. O estudo, publicado na revista americana JCI Insight, descobriu que a perda da autorregulação do fluxo sanguíneo durante a diabetes é causada pela perturbação de uma proteína chamada TRPV2. Além disso, mostram que a perturbação da auto-regulação do fluxo sanguíneo, mesmo na ausência de diabetes, causa danos muito semelhantes aos observados na retinopatia diabética. 

O Professor Tim Curtis, Director Adjunto do Wellcome-Wolfson Institute for Experimental Medicine na Queen’s e autor correspondente, explica: “Estamos entusiasmados com os novos conhecimentos que este estudo proporciona, que explicam como a retina é danificada durante as fases iniciais da diabetes”. 

“Ao identificar o TRPV2 como uma proteína chave envolvida na perda de visão relacionada com a diabetes, temos um novo alvo e oportunidade de desenvolver tratamentos que impeçam o avanço da retinopatia diabética”. 

Com este estudo, financiado pelo Conselho de Investigação em Biotecnologia e Ciências Biológicas e pelo Departamento de Pós-graduação em Economia, a equipa de investigação espera que estas descobertas sejam utilizadas para informar o desenvolvimento de novos tratamentos que preservem a visão nas pessoas com diabetes. 

27 Setembro 2022
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
https://www.oftalpro.pt/wp-content/uploads/2022/11/BANNER-MIDO_OPTICA-E-OFTAL.gif
`

Notícias relacionadas

Revista do mês. Os mais lidos de novembro

Com o aproximar do final do ano, revelamos as notícias mais procuradas pelos leitores na página online, destacando o conjunto de cinco artigos mais lidos de novembro da OftalPro.

Ler mais 1 Dezembro 2022
Atualidade

Oftalmologistas alertam para “Retinopatia de prematuridade”

A condição é para os especialistas “uma das principais causas de baixa visão e cegueira na infância”. A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta para o diagnóstico atempado e para o tratamento quando indicado, de modo a tentar evitar a evolução da doença.

Ler mais 29 Novembro 2022
Oftalmologia