Estudo mostra avanços na forma como a diabetes causa perda de visão
A descoberta feita pelos investigadores da Queen’s University Belfast aponta a causa destas primeiras alterações na retina. O estudo, publicado na revista americana JCI Insight, descobriu que a perda da autorregulação do fluxo sanguíneo durante a diabetes é causada pela perturbação de uma proteína chamada TRPV2. Além disso, mostram que a perturbação da auto-regulação do fluxo sanguíneo, mesmo na ausência de diabetes, causa danos muito semelhantes aos observados na retinopatia diabética.
O Professor Tim Curtis, Director Adjunto do Wellcome-Wolfson Institute for Experimental Medicine na Queen’s e autor correspondente, explica: “Estamos entusiasmados com os novos conhecimentos que este estudo proporciona, que explicam como a retina é danificada durante as fases iniciais da diabetes”.
“Ao identificar o TRPV2 como uma proteína chave envolvida na perda de visão relacionada com a diabetes, temos um novo alvo e oportunidade de desenvolver tratamentos que impeçam o avanço da retinopatia diabética”.
Com este estudo, financiado pelo Conselho de Investigação em Biotecnologia e Ciências Biológicas e pelo Departamento de Pós-graduação em Economia, a equipa de investigação espera que estas descobertas sejam utilizadas para informar o desenvolvimento de novos tratamentos que preservem a visão nas pessoas com diabetes.
27 Setembro 2022
AtualidadeOftalmologia