Oftalmologia em pacientes com deficiência

Imagem da notícia: Oftalmologia em pacientes com deficiência

Introdução

“A possibilidade de uma visita ambulatória ou mesmo de hospitalização está sempre presente na história de uma pessoa com uma deficiência, mas as unidades de cuidados intensivos não estão normalmente equipadas para receber este tipo de pacientes, por razões culturais, organizacionais e logísticas: a orientação dos serviços de saúde tende a ser para pessoas que não têm deficiências e com demasiada frequência, precisamente devido à sua deficiência, as famílias desistem do tratamento. 

A mudança que propusemos para um acolhimento adequado das pessoas com deficiência afeta todos os aspetos da sua presença em regime ambulatório ou de internamento e tem em conta a necessidade, especialmente para as deficiências cognitivas, de reservar espaços dedicados para elas e de manter o contacto com o prestador de cuidados, uma pessoa que é ainda mais importante quando é uma figura que partilha tempo, espaço e condições emocionais com o paciente em casa. 

É, portanto, necessário salvaguardar a continuidade desta relação durante a “vida hospitalar”, à qual eles não podem e não devem renunciar.

Tratar doenças para aqueles que também têm uma deficiência, tanto mental como física, significa lidar com o tratamento e diagnóstico de doenças que afetam todos os seres humanos, mas muitas vezes com organizações e instrumentos que não estão adaptados às suas necessidades específicas”.

Pode ler o artigo completo na revista OftalPro 58.

26 Outubro 2022
Oftalmologia

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

SPO integra a Eyesustain

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) integra, a partir de agora, a Eyesustain, uma plataforma digital que visa promover práticas mais sustentáveis em Oftalmologia.

Ler mais 20 Novembro 2023
Oftalmologia

“O reconhecimento e validação são sempre agradáveis”

Gabriel Morgado trabalha incansavelmente em prol da evolução da oftalmologia e procura constantemente as melhores soluções para ajudar os seus pacientes. Recentemente, foi distinguido nos EUA graças ao vídeo que apresentou sobre o dispositivo EyeWatch para tratamento do glaucoma, um “exemplo de engenharia extraordinário”.

Ler mais 15 Novembro 2023
Oftalmologia