Oftalmologistas alertam para “Retinopatia de prematuridade”

Imagem da notícia: Oftalmologistas alertam para “Retinopatia de prematuridade”

À publicação online lifestyle.sapo, Madalena Monteiro, oftalmologista e coordenadora do Grupo Português de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo da SPO, refere que “as fases iniciais podem regredir espontaneamente e não necessitam de tratamento específico, mas exigem uma rigorosa monitorização por Oftalmologia”.

A especialista acrescenta que “quando a ROP evolui para as formas mais graves, é necessário realizar tratamento. As armas terapêuticas mais comuns são o laser e as injecções intravítreas, estando a cirurgia reservada para os casos extremos”.

Para a SPO “o facto de que os ex-grandes prematuros têm uma maior fragilidade das estruturas oculares e devem ser avaliados periodicamente por um médico oftalmologista ao longo de toda a sua vida”.

29 Novembro 2022
Oftalmologia

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

SPO integra a Eyesustain

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) integra, a partir de agora, a Eyesustain, uma plataforma digital que visa promover práticas mais sustentáveis em Oftalmologia.

Ler mais 20 Novembro 2023
Oftalmologia

“O reconhecimento e validação são sempre agradáveis”

Gabriel Morgado trabalha incansavelmente em prol da evolução da oftalmologia e procura constantemente as melhores soluções para ajudar os seus pacientes. Recentemente, foi distinguido nos EUA graças ao vídeo que apresentou sobre o dispositivo EyeWatch para tratamento do glaucoma, um “exemplo de engenharia extraordinário”.

Ler mais 15 Novembro 2023
Oftalmologia