“A formação em oftalmologia em Portugal é equiparada às melhores do mundo”

Imagem da notícia: “A formação em oftalmologia em Portugal é equiparada às melhores do mundo”

Quem o diz é Nuno Lopes, oftalmologista no Hospital de Braga, CUF Porto e Trofa Saúde Braga. Em entrevista à OftalPro o oftalmologista abordou as técnicas e tecnologias que estão a ser usadas na cirurgia de glaucoma, à qual se dedica.

Neste momento dedica-se à área de glaucoma e mais especificamente às questões da cirurgia de glaucoma. Em Portugal como tem sido a evolução nesta área? É diferente comparativamente a outros países? De que forma?

A formação específica em oftalmologia em Portugal é equiparada às melhores do mundo e, na minha opinião, destaca-se especialmente na oportunidade que temos de obter formação e diferenciação cirúrgica precoce, ainda enquanto internos. Não obstante, neste contexto, dependemos da velocidade de adoção em Portugal de novas técnicas e das oportunidades por parte dos nossos tutores.

Quando terminei o meu internato em 2010, ainda era difícil ter formação nacional em algumas técnicas cirúrgicas de glaucoma, razão pela qual fui à Suíça aprender técnicas menos invasivas como a cirurgia não penetrante. À medida que fui consolidando a minha aprendizagem, em conjunto com os meus colegas, procurei sempre retribuir e fazer chegar aos mais novos a possibilidade de formação prática, a divulgação de resultados e a aquisição de experiência cirúrgica que senti dificuldade em obter inicialmente.

Uma das iniciativas que mais adesão teve até hoje foi um curso de verão Glaucoma Summer Camp, organizado por duas ocasiões em Braga. Neste curso, os oftalmologistas mais jovens têm a possibilidade de complementar a sua formação. É um curso dinâmico, de proximidade e incentivo à troca de ideias e contacto com colegas mais experientes, que constituem uma referência na área do glaucoma, a nível nacional e internacional. Realizamos sessões teóricas de atualização e discussão, Wet-Labs com ensino das técnicas cirúrgicas mais recentes e, pela primeira vez em Portugal, efetuou-se cirurgia 3D de glaucoma ao vivo. Considero que atualmente já não é fundamental ir para o estrangeiro para obter uma diferenciação cirúrgica de qualidade.

Recorde esta entrevista na OftalPro 58.

3 Janeiro 2023
DestaqueEntrevistas

`

Notícias relacionadas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas

“A minha vida mudou drasticamente. Tive de aprender a ver com novos olhos”

Diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos, o mundo de Tarris Marie é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos nas artes, como a escrita ou o teatro. O livro de estreia, Blaque Pearle, é o rosto de uma criadora artística que usa “fragmentos da vida, imaginação e experiências para contar histórias”. 

Ler mais 28 Março 2024
Entrevistas