“A I3O orgulha-se de ser uma empresa de vanguarda”
A I3O – Instrumentos de Observação de Oftalmologia e Optometria foi criada em 1998 pela mão de Pedro Pereira. Em entrevista, o diretor geral fala-nos do percurso ímpar que a empresa tem trilhado ao longo deste quarto século.
Como analisa atualmente a I3O? E quais as principais mudanças ocorridas na empresa ao longo deste tempo?
A I3O orgulha-se de ser uma empresa de vanguarda, em vários domínios – nas soluções/equipamentos que oferecemos aos nossos clientes; na formação contínua dos nossos colaboradores; na integração de jovens que tragam ainda mais dinamismo à empresa… O mercado tem apetência por coisas novas, por inovação, e esse é, também, um dos nossos propósitos, o de oferecer continuamente, aos nossos clientes, novas e inovadoras propostas. As nossas apostas atualmente, e para o futuro, prendem-se, pois, com a formação, com a apresentação dos nossos produtos num showroom atrativo, num stock constantemente atualizado, com soluções de excelência que satisfaçam os nossos clientes, que são parceiros de referência a nível nacional. A criação desta dinâmica com o cliente é muito importante para nós. Destaco, também, o crescimento do nosso departamento técnico, já que, pelo facto de termos grande quantidade de equipamento vendido, consideramos ser muito importante estarmos dotados de assistência técnica rápida e eficaz. Além disso, apostámos em reforçar o nosso departamento comercial na zona de Lisboa e zona sul, de forma a colmatar eventuais falhas nestas áreas do país e fomentar, ainda mais, a dinâmica com os nossos clientes.
A I3O é responsável pelo fornecimento de equipamento e serviços a profissionais, empresas das áreas de oftalmologia, ótica e optometria. Que novidades têm para este ano?
As novidades prendem-se, essencialmente, com um novo HOCT e com o novo retinógrafo, que são equipamentos de elevada qualidade e que gostaríamos de ver implementados, este ano, em mais óticas, de modo a permitir um melhor serviço aos pacientes. Estamos, também, a estudar e a desenvolver um processo de controlo da miopia, no qual contaremos com um parceiro para a implementação do mesmo. Outra novidade prende-se com uma preocupação ambiental, pelo facto de constatarmos a ausência de uma solução para o processamento dos resíduos resultantes do uso de equipamento e máquinas de corte, nas oficinas de ótica. Resíduos, esses, que vão, em muitos casos, para a rede geral de esgotos. Estamos a estudar uma solução que permita resolver este problema. Por último, teremos uma linha de mobiliário especializada, dedicada sobretudo a bancadas e outros móveis de oficina. Uma bancada especial para a máquina de corte que facilite todo o processo de limpeza e controlo de resíduos.
Leia a entrevista completa subscrevendo a OftalPro 60.
24 Abril 2023
Entrevistas