SPO alerta para a falta de proteção ocular na prática desportiva
Segundo a SPO, citada pelo portal lifestyle.sapo.pt, em Portugal “50% das lesões oculares que acontecem no decorrer de atividades desportivas são de jovens amadores não federados, sendo o futebol onze e de cinco as modalidades onde mais se registam traumatismos pela bola”. O ténis e o golfe contribuem também para estas estatísticas, como modalidades que “podem ser particularmente perigosas pela velocidade e força com que as bolas são projetadas”.
De acordo com o referido artigo, o “principal obstáculo a um maior e mais alargado uso de protetores oculares é o desconhecimento e alguma confusão sobre quais os protetores mais adequados a utilizar em cada situação”.
Desta forma, a SPO recomenda que “a proteção ocular durante a atividade desportiva seja um dos temas a abordar com o médico oftalmologista numa das consultas de rotina ou acompanhamento de quem sofre de problemas de visão”, afirma Diogo Hipólito-Fernandes, médico oftalmologista no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.
11 Maio 2023
Atualidade