OftalPro 61
Na capa da edição que antecede o verão contamos com uma grande entrevista a António Fernandes, o diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães. O especialista em cirurgia refrativa guiou-nos pelos corredores exíguos de um serviço que dá resposta a cerca de 250 mil pessoas de áreas tão díspares como o Minho ou Vale do Sousa. Ao fim de 30 anos nesta unidade hospitalar, velhos e novos problemas se levantam. O SNS e o exercício privado, o doente como foco de toda a cadeia de tratamento e o médico na perspetiva da gestão são alguns dos temas discutidos com António Fernandes.
Destaque ainda para alguns eventos que decorreram nos últimos meses: a 27ª Reunião de Inverno da European Society of Cataract and Refractive Surgeons (ESCRS), encontro que incluiu a reunião dos Grupos Portugueses de Cirurgia Implanto-Refrativa, Superfície Ocular, Córnea e Contactologia (CIRP); a Reunião do Grupo Português do Glaucoma (GPG); o COPHy – Congresso Mundial sobre Controvérsias em Oftalmologia; e o Curso de Simulação Cirúrgica que teve lugar no Instituto Gama Pinto (IOGP).
E não podíamos deixar de referir a morte de Aldina Reis. A então presidente da Associação Portuguesa de Ortoptistas deixou-nos em abril e a notícia da sua partida chocou a comunidade da ortóptica.
Isto e muito mais na sua OftalPro, disponível por subscrição.
1 Junho 2023
Revista