ABILI organiza reunião dedicada a complicações da diabetes na visão
A ABILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, anunciou que se iniciou ontem (1 de junho), a 33ª Reunião EAsDEC – European Association for Diabetic Eye Complications. A reunião decorre no Hotel Quinta das Lágrimas, de 1 a 3 de junho.
A EAsDEC é uma associação que reúne oftalmologistas e diabetologistas com o objetivo de discutir e compreender a retinopatia diabética, o seu desenvolvimento, diagnóstico e tratamento.
A diabetes é uma doença metabólica crónica, que pode ter várias causas e que resulta de várias alterações fisiopatológicas que conduzem a elevados níveis de glicemia (concentração de açúcar no sangue). A incidência está a crescer e atinge cerca de 13% da população adulta portuguesa. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 400 milhões de pessoas com diabetes, sendo que os números não param de aumentar.
A retinopatia diabética é uma complicação vascular da diabetes. Afeta a retina, podendo provocar perda de visão e cegueira. Este problema de saúde tem uma relação estreita com o controlo da própria diabetes, sendo causada por alterações nos vasos sanguíneos da retina relacionadas com a duração e tipo da doença e com os níveis persistentemente elevados de açúcar no sangue.
“É com grande satisfação e honra que a AIBILI organiza em Coimbra esta reunião europeia que reúne uma centena de investigadores dedicados à retinopatia diabética e às complicações associadas à diabetes. Esta organização confirma a qualidade da investigação científica que se faz em Portugal, e nomeadamente em Coimbra na área da visão” afirma Inês Marques, diretora do Centro de Ensaios Clínicos da AIBILI e presidente do Comité Organizador da reunião.
Imagem de: Raisa Milova, Unsplash
2 Junho 2023
Eventos e Formação