Vendas online continuam a crescer na União Europeia
A pandemia de Covid-19 veio intensificar o comércio eletrónico. No entanto, a percentagem de empresas portuguesas que vendem online ainda está abaixo da média da União Europeia.
Os dados recentemente divulgados pelo Eurostat mostram que, em 2022, 19,7% das empresas da União Europeia (UE) atingiram pelo menos 1% do seu volume de negócios em vendas por comércio eletrónico, traduzindo-se num aumento de 0,7 pontos percentuais (p.p.) face ao ano anterior.
A Suécia registou a maior percentagem de empresas que vendem online (vendas eletrónicas de pelo menos 1% do seu volume de negócios total) com 36,6%, seguida da Dinamarca (35,6%) e da Irlanda (35,2%). Por outro lado, o Luxemburgo (8,6%), a Roménia (10,5%) e a Bulgária (11,5%) registaram as mais baixas proporções de empresas com comércio eletrónico.
Já em Portugal, a percentagem de empresas com pelos menos 1% do seu volume de negócios em vendas online é, atualmente, de 18,4%, o que coloca o nosso país ligeiramente abaixo da média europeia, pese embora no último ano ter registado um aumento significativo de 2,1 pontos percentuais. Mesmo depois do impacto da pandemia, em 2021 apenas 62% dos portugueses abordados que usaram internet nos 12 meses antes do inquérito indicaram ter adquirido produtos ou serviços para uso pessoal nesse período.
A título particular…
Em 2022, 91% das pessoas com idades compreendidas entre os 16 e 74 anos na UE tinham utilizado a Internet, 75% das quais tinham comprado ou encomendado bens ou serviços para uso pessoal. A proporção de e-shoppers cresceu de 55% em 2012 para 75% em 2022, um aumento de 20 pontos percentuais. O crescimento foi particularmente significativo na Estónia (+47 pp), Hungria (+43 pp), República Checa e Roménia (+41 pp).
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Fonte: Eurostat; Imagem: Pexels
22 Junho 2023
Estudos e Investigação