Alicante recebeu investigadores em Ciências da Retina e da Visão

Investigadores em Ciências da Retina e da Visão reuniram-se em Alicante, a propósito do VIII Congresso Internacional da Sociedade de Investigação em Ciências da Retina e da Visão (SIREV), realizado nos dias 26 e 27 de maio no Complexo San Juan (Grupo PSN). Este fórum científico teve como comité organizador, Jorge Alió, da Universidade Miguel Hernández (UMH) de Elche, e Nicolás Cuenca Navarro, da Universidade de Alicante (UA).
Este encontro entre todos os grupos interessados nas ciências da visão, membros do SIREV e jovens investigadores que trabalham em hospitais, centros de investigação e universidades serviu para “fomentar o intercâmbio de conhecimentos e promover colaborações entre grupos de investigação clínica e básica”.
Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos, trocar conhecimentos e estabelecer novos projetos conjuntos. Nesta ocasião, o congresso foi organizado pelo grupo de investigação “Neurobiologia do sistema visual e terapia de doenças neurodegenerativas” da UA e pela área de Oftalmologia da UMH, em colaboração com a direção do SIREV.
O professor de oftalmologia da UMH, Jorge Alió, foi responsável por apresentar uma nova técnica sobre a qualidade clínica das lentes intraoculares e mostrar os ‘Resultados visuais, qualidade ótica e resposta acomodativa da lente intraocular acomodativa Lumina’. Também apresentou palestras sobre “A eficácia dos implantes corneanos xenogénicos para a estabilidade da estrutura corneana”, bem como o “Ensaio clínico prospetivo multicêntrico com a lente intraocular tórica multifocal Precizon para a presbiopia”.
Jorge Alió participou ainda no debate sobre a nova era da Física e da Ótica Visual, e foi o protagonista da conferência plenária, da cerimónia de encerramento e da entrega dos Prémios SIREV 2021, que não puderam ser entregues anteriormente devido à pandemia.
Com o objetivo de incentivar os jovens investigadores, o congresso contou com uma sessão dedicada às teses de doutoramento defendidas nos últimos anos, que concorrem aos prémios “Tese de Doutoramento Santiago Grisolía”. Além disso, realizam-se sessões de comunicações curtas para promover a participação de investigadores em formação de grupos clínicos ou básicos (residentes, mestrandos, doutorandos), que apresentam o seu trabalho numa breve comunicação oral em inglês. Serão ainda atribuídos prémios aos Projetos Finais de Mestrado em Oftalmologia e Ciências da Visão e às melhores Comunicações Clínicas e Básicas apresentadas no congresso.
Na foto: Nicolás Cuenca Navarro, da Universidade de Alicante (UA), Jorge Alió, da Universidade Miguel Hernández (UMH) de Elche
23 Junho 2023
Oftalmologia