“O contacto com quem nos procura é desafiante”

Imagem da notícia: “O contacto com quem nos procura é desafiante”

Quem o diz é Rita Gama, médica oftalmologista, que se dedica à oftalmologia pediátrica e estrabismo. Interessada e atenta, Rita Gama tem-se dedicado à comunicação em saúde e revela: “comunicar com alguém sobre o seu corpo é entrar na intimidade dessa pessoa. Eu diria que é mesmo um privilégio”.

O que mais gosta de fazer no exercício da sua atividade profissional? 

Gosto de muitas atividades. A clínica é a mãe de todas. O contacto com quem nos procura é desafiante: procurar responder às necessidades de cada um é o maior desafio. A mesma doença pode ter abordagens diferentes, dependendo de cada um. Comunicar com alguém sobre o seu corpo é entrar na intimidade dessa pessoa. Eu diria que é mesmo um privilégio. Mas também sou apaixonada pelo estudo. Adoro saber novidades, interesso-me por várias áreas e conduzo alguns estudos clínicos, pequenos, que desenvolvi. Nos últimos anos dedico-me também à comunicação em saúde. Já fiz programas de televisão e atualmente dedico-me às redes sociais. Procuro conjugar a comunicação com o ensino e divulgar temas relacionados com a saúde ocular, sempre com uma intenção pedagógica. É um trabalho criativo muito interessante. Com a Gama Eye Care temos um site, páginas de Facebook, de Instagram, LinkedIn e três canais do YouTube. 

Dentro da oftalmologia a que áreas se dedica atualmente? 

A principal área a que me dedico é a oftalmologia pediátrica e estrabismo. Também faço exames de diagnóstico da retina (entre eles, a OCT) e desenvolvo uma investigação que concilia estas duas áreas: estudo a OCT nas crianças, da qual muito pouco se sabe ainda. 

Leia a entrevista completa na OftalPro 61.

1 Agosto 2023
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“Auxiliamos os médicos a reduzir os espaços vazios na agenda”

Mickael Freitas, responsável pela DocBay, concedeu-nos uma entrevista para explicar em que consiste a plataforma que surgiu em 2023. A ideia nasceu da necessidade de trazer software moderno para simplificar a área da saúde” na vertente do médico, mas também do paciente, explica.

Ler mais 22 Maio 2024
Entrevistas

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas