“O contacto com quem nos procura é desafiante”

Quem o diz é Rita Gama, médica oftalmologista, que se dedica à oftalmologia pediátrica e estrabismo. Interessada e atenta, Rita Gama tem-se dedicado à comunicação em saúde e revela: “comunicar com alguém sobre o seu corpo é entrar na intimidade dessa pessoa. Eu diria que é mesmo um privilégio”.
O que mais gosta de fazer no exercício da sua atividade profissional?
Gosto de muitas atividades. A clínica é a mãe de todas. O contacto com quem nos procura é desafiante: procurar responder às necessidades de cada um é o maior desafio. A mesma doença pode ter abordagens diferentes, dependendo de cada um. Comunicar com alguém sobre o seu corpo é entrar na intimidade dessa pessoa. Eu diria que é mesmo um privilégio. Mas também sou apaixonada pelo estudo. Adoro saber novidades, interesso-me por várias áreas e conduzo alguns estudos clínicos, pequenos, que desenvolvi. Nos últimos anos dedico-me também à comunicação em saúde. Já fiz programas de televisão e atualmente dedico-me às redes sociais. Procuro conjugar a comunicação com o ensino e divulgar temas relacionados com a saúde ocular, sempre com uma intenção pedagógica. É um trabalho criativo muito interessante. Com a Gama Eye Care temos um site, páginas de Facebook, de Instagram, LinkedIn e três canais do YouTube.
Dentro da oftalmologia a que áreas se dedica atualmente?
A principal área a que me dedico é a oftalmologia pediátrica e estrabismo. Também faço exames de diagnóstico da retina (entre eles, a OCT) e desenvolvo uma investigação que concilia estas duas áreas: estudo a OCT nas crianças, da qual muito pouco se sabe ainda.
Leia a entrevista completa na OftalPro 61.
1 Agosto 2023
Entrevistas