Baixa Visão: “laboratório-apartamento” promove tarefas domésticas

Imagem da notícia: Baixa Visão: “laboratório-apartamento” promove tarefas domésticas

Salomé Gonçalves, médica oftalmologista e coordenadora do laboratório, explica que a ideia surgiu com a subida do número de casos de cegueira e de baixa visão. A causa do aumento? O maior rastreio. “Apesar de serem doenças tardias, os casos de cegueira e baixa visão são diagnosticados cada vez mais cedo – tem sido feito um esforço para aumentar o número de rastreios. Além disso, e nos últimos anos, a população residente em Portugal aumentou e, só por isso, o número de casos das patologias costuma subir”, explica a especialista.

Salomé Gonçalves relembra ainda que as pessoas com problemas graves de visão são, habitualmente, “muito dependentes dos apoios sociais, para realizarem as suas atividades diárias” e isso “custa-lhes”. Por isso, “darmos autonomia às pessoas é o nosso principal objetivo”.

No laboratório, são ainda recebidas crianças, principalmente para treinarem competências de visão no âmbito da vida escolar. O tempo de intervenção não é linear, tanto pode ir das três às dez sessões: Salomé Gonçalves sublinha que o importante “é servir as pessoas, demore o tempo que demorar”.

*Fonte: RR

Foto: Alexandre Abrantes Neves

26 Outubro 2023
Estudos e Investigação

`

Notícias relacionadas

Implante ocular devolve capacidade de leitura a pessoas cegas

Um dispositivo ocular inovador desenvolvido por investigadores da Universidade de Pittsburgh e da Universidade de Stanford, em colaboração com vários centros europeus, permitiu a pessoas com cegueira central causada por Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMRI) atrófica recuperar a capacidade de ler — um feito inédito na medicina oftalmológica.

Ler mais 24 Outubro 2025
Estudos e Investigação

Retina pode revelar sinais precoces de Alzheimer na Síndrome de Down

Investigadores da Queen’s University Belfast demonstraram, pela primeira vez, que anomalias nos vasos sanguíneos da retina podem ser observadas em adultos com Síndrome de Down antes do aparecimento clínico da doença de Alzheimer, apontando a retina como um biomarcador promissor para diagnóstico precoce. 

Ler mais 24 Setembro 2025
Estudos e Investigação