SOT permite agendamento cirúrgico automático

Imagem da notícia: SOT permite agendamento cirúrgico automático

A Lean Health Portugal, organização portuguesa focada na melhoria contínua dos processos na prestação de serviços de cuidados em saúde, desenvolveu um projeto inovador e único em Portugal para a otimização e maior eficiência do agendamento cirúrgico nos hospitais. O SURGERY ON TIME (SOT) é uma ferramenta informática que combina o machine learning – previsão de tempo da sala operatória – e um novo modelo de otimização através de um sistema de agendamento automático.

Para Rui Cortes, CEO da Lean Health Portugal, “a complexidade e constante evolução na área da saúde é uma temática à qual o país deve estar claramente preparado. Aliás, tem-se assistido à evolução de um conjunto de indicadores que, inevitavelmente, fazem-nos pensar no futuro dos sistemas de saúde, nomeadamente o aumento do envelhecimento populacional, o aumento do consumo dos cuidados que levam a um maior impacto nas despesas de saúde nacionais, os tempos de espera de acesso a diferentes especialidades, os processos burocráticos e pouco eficientes que criam entropia no sistema, entre outras variáveis”.

E acrescenta, ainda, “que, atualmente, os sistemas de saúde encontram-se perante um cenário de sobrecarga e, por isso, torna-se fundamental a criação de projetos inovadores que deem resposta adequada às necessidades atuais e que tenham como premissa o aumento da produtividade e eficiência e, ao mesmo tempo, a garantia da qualidade dos cuidados de saúde. Em Portugal, o controlo de tempo e custos através da identificação e eliminação de desperdícios e ineficiências é, de facto, uma ferramenta poderosa para a maior eficiência de diferentes áreas do hospital, nomeadamente no bloco operatório, por se tratar de um dos serviços que gera maior despesas e receitas a nível hospitalar.”

A equipa de trabalho da Lean Health Portugal, considera, por isso, que a criação de novas ferramentas tecnológicas de apoio à decisão para os agendamentos cirúrgicos tornam-se uma mais-valia para a otimização dos tempos nas salas operatórias, bem como para se evitar o atraso nos procedimentos ou mesmo os seus cancelamentos.

Assim, o SOT tem como principal função, através de um modelo de aprendizagem automática de leitura de múltiplas variáveis, estimar melhor o tempo de cirurgia e proceder a agendamentos respeitando a antiguidade e prioridade dos doentes, entre outros critérios customizáveis, tornando-se assim possível um planeamento cirúrgico mais preciso, com maior estabilidade e eficiência.

Na prática, esta ferramenta potencia e beneficia todos os processos do serviço, nomeadamente a melhoria da qualidade e aumento da eficiência, maior celeridade no fluxo de utentes, diminuição de custos operacionais e aumenta, também, o nível de satisfação dos utentes e profissionais.

O SOT foi desenvolvido no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) nas especialidades de urologia, ortopedia e cirurgia geral. O projeto apresentado foi baseado numa metodologia que permitiu identificar e analisar os métodos praticados no CHLC, com envolvimento das equipas e com os dados das cirurgias relativas às especialidades acima mencionadas e realizadas no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2021.

NO CHLC os resultados foram claramente positivos, e em comparação com os métodos tradicionais do Centro Hospitalar, concluiu-se que a implementação de abordagens de aprendizagem automática melhora a precisão na estimativa do tempo de sala e pode tornar-se, efetivamente, uma ferramenta valiosa para otimizar os agendamentos cirúrgicos.

Atualmente, o SOT encontra-se em implementação nos blocos operatórios do Hospital de Braga e Hospital Garcia de Horta.

Imagem de 12019 por Pixabay

16 Novembro 2023
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Boa Páscoa!

A equipa da OftalPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração

Ler mais 29 Março 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade