Porque é que as evidências científicas são essenciais para um tratamento bem-sucedido da miopia?

Imagem da notícia: Porque é que as evidências científicas são essenciais para um tratamento bem-sucedido da miopia?

Para nós é evidente que a investigação no domínio da miopia é necessária e importante. Não só porque as soluções que utilizamos têm de ser apoiadas pela ciência; não esqueçamos que são tratamentos e que devem ser eficazes sim, mas também seguros de utilizar e, claro, não afetar as funções visuais de quem os utiliza. 

Sem estudos rigorosos por detrás, não podemos saber como as soluções que prescrevemos podem afetar os nossos pacientes (especialmente se não houver estudos que as suportem). Mas também, de um ponto de vista profissional, as evidências científicas sólidas podem ajudar-nos a responder com segurança às necessidades dos diferentes pacientes. 

Enquanto profissionais de saúde visual, temos de estar conscientes e ser críticos. O nível mais elevado de evidência, com o menor risco de enviesamento, é fornecido por revisões bibliográficas e meta-análises, seguidas de estudos duplamente ocultos, aleatorizados e com grupos de controlo. Seguir-se-iam estudos de coorte, estudos de caso-controlo, séries de casos, cartas de especialistas e, finalmente, investigações em animais e estudos in vitro. 

Além disso, devemos notar que, para além dos estudos científicos que corroboram a eficácia dos tratamentos, precisamos também de outros dados que nos ajudem a melhorar a nossa prática clínica como as funções visuais, o efeito ricochete, a adaptação, entre outros. 

A tecnologia D.I.M.S. da MiYOSMART tem a mais forte evidência científica a longo prazo para lentes oftálmicas, com seis anos de dados clínicos1,2,3 e mais de 25 publicações científicas desde 2017. 

Os estudos de dois, três e seis anos1,2,3 corroboraram não só o facto de ser um método de gestão da miopia altamente eficaz, mas também a sua sustentabilidade a longo prazo, sem efeito de ricochete. 

Leia o artigo completo na OftalPro 63.

12 Janeiro 2024
Conteúdo Patrocinado

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas