Blueworks vence prémio de inovação em oftalmologia

Imagem da notícia: Blueworks vence prémio de inovação em oftalmologia

A Blueworks, empresa portuguesa de tecnologia sediada em Coimbra, é a vencedora do prémio The Technology Award, atribuído pela revista Optician, uma das mais importantes publicações do setor no Reino Unido. De acordo com o júri, a Blueworks foi capaz de “demonstrar que é possível criar pontes entre cuidados primários e secundários, usando tecnologia para potenciar contribuições positivas e relevantes para a saúde dos doentes a uma escala nacional”.

Paulo Barbeiro, managing director da Blueworks, mostra-se satisfeito com o prémio e refere que este incidiu no trabalho que tem sido feito na ligação entre os cuidados primários e secundários no Reino Unido pela empresa.

A tecnologia Community Ophthalmic Link, que foi premiada permite às óticas britânicas acederem a informação oftalmológica relevante obtida em âmbito hospitalar, permitindo aos profissionais de saúde dos cuidados primários tomar melhores decisões de referenciação para doentes no hospital e, por sua vez, ajudar a reduzir o número de consultas desnecessárias nos cuidados secundários.

“Tivemos oportunidade de implementar o “Community Ophthalmic Link (COL)”, que é uma extensão do nosso produto principal, o OphthalSuite, na ICB (Integrated Care Board) da região de Gloucestershire, que serve uma população de aproximadamente 630.000 doentes. Se o Ophthalsuite permite integrar todos os dados que existem nos cuidados secundários, incluindo não apenas os meios complementares de diagnóstico, mas também imagens, resultados e agendamentos futuros de rastreios de retinopatia diabética, no COL foram adicionados a estes documentos gerados pelo processo clínico eletrónico de oftalmologia que contém resumos que podem ser partilhados com outros profissionais de saúde. Logo no primeiro ano de utilização, o ICB reportou que foi possível evitar 1300 referenciações desnecessárias para o hospital. Isto significa que outros 1300 doentes que aguardavam consulta puderam ser vistos em tempo útil, ou seja, houve uma redução inédita de 15% na lista de espera de doentes, cuja análise estatística atribuiu à utilização do OphthalSuite-COL”.

Saiba mais na próxima edição da OftalPro.

27 Fevereiro 2024
Prémios

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Médico português distinguido com o 2024 Research Fund da EANS

O médico do Serviço de Neurocirurgia da ULS São João, Manuel Pinto, foi distinguido com o 2024 Research Fund da European Association of Neurosurgical Societies (EANS), pelo projeto "Electrophysiological characterization of the microlesion effect after deep brain stimulation in patients with Parkinson’s disease".

Ler mais 22 Novembro 2024
Prémios