Blueworks vence prémio de inovação em oftalmologia

Imagem da notícia: Blueworks vence prémio de inovação em oftalmologia

A Blueworks, empresa portuguesa de tecnologia sediada em Coimbra, é a vencedora do prémio The Technology Award, atribuído pela revista Optician, uma das mais importantes publicações do setor no Reino Unido. De acordo com o júri, a Blueworks foi capaz de “demonstrar que é possível criar pontes entre cuidados primários e secundários, usando tecnologia para potenciar contribuições positivas e relevantes para a saúde dos doentes a uma escala nacional”.

Paulo Barbeiro, managing director da Blueworks, mostra-se satisfeito com o prémio e refere que este incidiu no trabalho que tem sido feito na ligação entre os cuidados primários e secundários no Reino Unido pela empresa.

A tecnologia Community Ophthalmic Link, que foi premiada permite às óticas britânicas acederem a informação oftalmológica relevante obtida em âmbito hospitalar, permitindo aos profissionais de saúde dos cuidados primários tomar melhores decisões de referenciação para doentes no hospital e, por sua vez, ajudar a reduzir o número de consultas desnecessárias nos cuidados secundários.

“Tivemos oportunidade de implementar o “Community Ophthalmic Link (COL)”, que é uma extensão do nosso produto principal, o OphthalSuite, na ICB (Integrated Care Board) da região de Gloucestershire, que serve uma população de aproximadamente 630.000 doentes. Se o Ophthalsuite permite integrar todos os dados que existem nos cuidados secundários, incluindo não apenas os meios complementares de diagnóstico, mas também imagens, resultados e agendamentos futuros de rastreios de retinopatia diabética, no COL foram adicionados a estes documentos gerados pelo processo clínico eletrónico de oftalmologia que contém resumos que podem ser partilhados com outros profissionais de saúde. Logo no primeiro ano de utilização, o ICB reportou que foi possível evitar 1300 referenciações desnecessárias para o hospital. Isto significa que outros 1300 doentes que aguardavam consulta puderam ser vistos em tempo útil, ou seja, houve uma redução inédita de 15% na lista de espera de doentes, cuja análise estatística atribuiu à utilização do OphthalSuite-COL”.

Saiba mais na próxima edição da OftalPro.

27 Fevereiro 2024
Prémios

`

Notícias relacionadas

Shamir vence prémio de melhor lente oftálmica

A Shamir foi vencedora do prémio "Produto do Ano 2024", que distingue os produtos e serviços mais inovadores do mercado nacional, na categoria lentes oftálmicas, com as Shamir Driver Intelligence. O estudo, que teve como base a opinião dos consumidores nas diversas categorias avaliadas, tem como indicadores de avaliação a atratividade, a inovação, a intenção de compra e experimentação.

Ler mais 5 Fevereiro 2024
Prémios