Como prever a progressão da miopia em crianças?

Imagem da notícia: Como prever a progressão da miopia em crianças?

O Serviço de Oftalmologia do Hospital Fernando Pessoa alcançou mais um marco significativo ao publicar um artigo científico inovador na área da miopia. O estudo, da autoria de Sandra Guimarães e Maria João Vieira, explora as potencialidades do Plusoptix (um autorefratómetro binocular móvel) em crianças míopes que já usam óculos. 

A miopia é considerada a nova pandemia. Estima-se que, em 2050, 50% da população venha a ter esta doença. No entanto, nos dias de hoje já é possível travar a sua progressão.

O artigo “Predicting myopic changes in children wearing glasses using the Plusoptix photoscreener” é o primeiro estudo publicado mundialmente que explora as potencialidades de um autorefratómetro binocular móvel em crianças míopes que já usam óculos, revelando que, quando utilizados em crianças com miopia, é possível prever-se, de forma simples e rápida, se a miopia está a progredir e a acuidade visual da criança a diminuir, tornando-se assim possível prever, em poucos segundos, se a criança está a necessitar de rever a sua graduação. 

“Estes aparelhos estão relativamente disseminados no mundo, e também no nosso país, e são usados por médicos de família, pediatras e oftalmologistas para rastreio oftalmológico de crianças saudáveis. O que este estudo revelou é que, quando utilizados em crianças com miopia, é possível prever-se de forma simples e rápida se a miopia está a progredir e a acuidade visual da criança a diminuir. Curiosamente, o Plusoptix mostrou-se ainda mais fiável a prever uma diminuição da visão, ao invés de perguntar à criança se acha que ainda está a ver bem com os óculos que usa. Isto é verdade tanto para crianças dos quatro aos nove anos como para crianças mais velhas, até aos 18 anos. Esta investigação torna-se útil, uma vez que, em poucos segundos, é possível prever se a criança ou o adolescente estará a necessitar de rever a sua graduação, mesmo antes da realização da consulta”. 

Saiba mais na edição 64 da revista OftalPro.

26 Março 2024
Destaque

`

Notícias relacionadas

“Foram três dias intensos e repletos de muita ciência”

O Tivoli Marina Vilamoura, no Algarve, recebeu de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2023 o 66º Congresso Português de Oftalmologia, um dos eventos de maior relevância na área em Portugal, organizado pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). A OftalPro falou com Rita Flores, presidente da instituição, e conta-lhe mais sobre o evento. 

Ler mais 5 Março 2024
Destaque