Presbiopia e envelhecimento ocular com nova resolução global

Imagem da notícia: Presbiopia e envelhecimento ocular com nova resolução global

Para homenagear o Mês de Conscientização da Presbiopia deste ano, o Conselho Mundial de Optometria (OMA), em parceria com a EssilorLuxottica, anunciou o lançamento do padrão global de cuidados para presbiopia e envelhecimento ocular.

O objetivo desta resolução é estabelecer uma referência através de recursos baseados em evidências que se concentrem na atenção do oftalmologista para os três pilares de mitigação, medição e gestão da presbiopia.

A resolução define o padrão de cuidados baseado em evidências como composto por três componentes principais que todos os oftalmologistas devem adotar para lidar com a presbiopia:

  • Mitigação — oftalmologistas educando pré-presbiopas, durante exames oftalmológicos regulares sobre presbiopia e o envelhecimento ocular e incentivando-os a fazer exames oftalmológicos regulares para determinar sinais e sintomas, opções de correção e importância de encaminhamentos e cogestão.
  • Medição — oftalmologistas que avaliam o estado de um paciente durante exames regulares abrangentes de visão e saúde ocular, usando técnicas subjetivas e objetivas.
  • Gestão — oftalmologistas que atendem às necessidades dos pacientes de hoje, corrigindo a presbiopia e o envelhecimento ocular, oferecendo intervenções relevantes (como por exemplo, lentes de contato, óculos, produtos farmacêuticos, cirúrgicos) para atender às necessidades individuais de visão, estilo de vida, para melhorar a qualidade de vida e a saúde ocular hoje e no futuro.

“Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com a OMA para fornecer mais recursos baseados em evidências através desta colaboração.”

Olga Prenat, Chefe de Assuntos Médicos e Profissionais da EssilorLuxottica

Também aconselha os oftalmologistas a incorporar o padrão de cuidados para a presbiopia e o envelhecimento ocular na sua prática clínica que muda não apenas para corrigir a visão, mas inclui educação pública e discussões precoces e frequentes que explicam:

  • O que é presbiopia, incluindo sinais e sintomas a procurar e fatores associados relacionados com o envelhecimento ocular.
  • Fatores do estilo de vida que podem afetar a presbiopia e o envelhecimento ocular.
  • As medidas corretivas que podem ser usadas para controlar a presbiopia e abordar o envelhecimento ocular.
  • Promover o uso de materiais educativos em saúde dentro de práticas que destaquem a questão da presbiopia e do envelhecimento ocular.

13 Maio 2024
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia