“A cirurgia de miopia sofreu bastantes mudanças”

Imagem da notícia: “A cirurgia de miopia sofreu bastantes mudanças”

O diretor do Serviço de Oftalmologia no Hospital de Braga, Fernando Vaz, realizou milhares de cirurgias de miopia nos últimos 20 anos. Contou-nos o que mudou neste cenário entretanto.

“Desde que comecei o internato de oftalmologia, em 1992, a cirurgia de miopia sofreu bastantes mudanças, mas o essencial mantém-se inalterado. O fator decisivo para o sucesso desta cirurgia é a avaliação prévia à cirurgia, selecionar quem podemos e como vamos operar. Ou seja, há pessoas que podem submeter-se a esta cirurgia e outras que não, por vários motivos. No entanto, nestes últimos anos, a tecnologia evoluiu de uma forma vertiginosa. Dispomos de novos desenhos em lentes, de ‘softwares’ mais evoluídos, de lasers mais rápidos… E estas novas ferramentas que temos hoje à nossa disposição são muito mais sofisticadas e modernas, tanto ao nível da seleção de doentes como em relação à previsão do sucesso da cirurgia”.

Saiba mais na OftalPro 30!

9 Setembro 2015
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

Porto recebe 1º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo

Nos dias 11 e 12 de outubro, o Porto Pálacio Hotel, na cidade Invicta, recebe o 1º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo. A OftalPro conversou com Jorge Breda, do comité científico do encontro, que fez uma antevisão do evento e deixou o convite à participação dos oftalmologistas.

Ler mais 17 Julho 2024
EntrevistasEventos e Formação

“O objetivo primordial é manter o foco no doente”

Da formação médica à especialização, Tiago Martins Silva aborda o momento mais difícil na sua prática profissional, caracterizando ainda a oftalmologia em Portugal, com o SNS e os seus desafios, as metas pessoais e o que de melhor e pior retira de quase 20 anos de prática clínica.

Ler mais 8 Julho 2024
Entrevistas