Lente de contacto que mede níveis de glicose

Imagem da notícia: Lente de contacto que mede níveis de glicose

Os níveis de glicose no sangue vão poder ser monitorizados nas lágrimas através de uma lente de contacto flexível que alerta para valores elevados, segundo uma investigação divulgada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Segundo a Agência Lusa, os autores do trabalho dizem ter feito testes em coelhos e salientam ser a primeira técnica a usar os pixels (componentes das imagens digitais) numa lente de contacto para visualizar a deteção de glicose, o que pode no futuro permitir monitorizar o perigo de diabetes ou os níveis de glicose nos diabéticos.

Os investigadores desenvolveram uma forma de incorporar sensores de glicose em nanoestruturas maleáveis e transparentes, circuitos wireless e pixels capazes de recolher dados em tempo real, eliminando a necessidade de equipamentos adicionais.

Saiba mais aqui.

25 Janeiro 2018
Lentes e equipamentos

`

Notícias relacionadas

Consumidores elegem qualidade das lentes Essilor

A Essilor foi distinguida com os prémios 5 Estrelas e Escolha do Consumidor. Resultado da consulta a milhares de consumidores sobre a notoriedade e satisfação com os produtos, estas distinções traduzem a preferência pelas lentes oftálmicas Essilor.

Ler mais 6 Março 2019
Lentes e equipamentos

I3O tem novas instalações

A I3O – Instrumentos de Observação de Oftalmologia e Optometria, que foi criada em 1998 em Oliveira de Azeméis, tem uma nova “casa”.

Ler mais 21 Fevereiro 2019
Lentes e equipamentos

Essilor Portugal: Alberto Silva é o novo diretor de Saúde Visual

Alberto Silva é, desde o dia 21 de janeiro, o novo diretor de Saúde Visual da Essilor Portugal. O novo responsável assume funções na área das ações de prevenção e promoção da saúde visual e nos programas de rastreio, bem como a gestão das equipas de informação à prescrição (DIM e DOP) e Formação a Clientes.

Ler mais 14 Fevereiro 2019
Lentes e equipamentos