Maria João Quadrado com papel ativo na doação e transplante de tecido ocular

Imagem da notícia: Maria João Quadrado com papel ativo na doação e transplante de tecido ocular

Maria João Quadrado é agora consultora da “Ocular Tissue Donation and Transplantation” no Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST).

A médica oftalmologista, a propósito do Congresso da Associação Europeia de Bancos de Olhos que decorreu no ano passado em Coimbra, destacou a criação de uma sala de cultura de córneas no Instituto Português do Sangue e Transplantação, que “vai permitir armazenar células durante mais tempo e de certa forma ajudar a programar as intervenções cirúrgicas”.

“É uma sala altamente especializada, com requisitos bastante apertados, que ainda não existe em Portugal. É uma mais-valia em termos nacionais que nos coloca ao lado do que melhor se faz a nível mundial em termos de transplantação córnea”, salientou Maria João Quadrado, também responsável pelo Banco de Olhos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

22 Fevereiro 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Lisboa acolheu XXII Congresso Nacional de Ortoptistas

Com a presença de cerca de 100 participantes, a APOR realizou o XXII Congresso Nacional de Ortoptistas em Lisboa. Durante a sessão de abertura, Aldina Reis, a presidente da APOR, aproveitou para enaltecer o importante e indispensável trabalho desenvolvido pelos ortoptistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde há 60 anos.

Ler mais 11 Agosto 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia