Maria João Quadrado com papel ativo na doação e transplante de tecido ocular

Imagem da notícia: Maria João Quadrado com papel ativo na doação e transplante de tecido ocular

Maria João Quadrado é agora consultora da “Ocular Tissue Donation and Transplantation” no Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST).

A médica oftalmologista, a propósito do Congresso da Associação Europeia de Bancos de Olhos que decorreu no ano passado em Coimbra, destacou a criação de uma sala de cultura de córneas no Instituto Português do Sangue e Transplantação, que “vai permitir armazenar células durante mais tempo e de certa forma ajudar a programar as intervenções cirúrgicas”.

“É uma sala altamente especializada, com requisitos bastante apertados, que ainda não existe em Portugal. É uma mais-valia em termos nacionais que nos coloca ao lado do que melhor se faz a nível mundial em termos de transplantação córnea”, salientou Maria João Quadrado, também responsável pelo Banco de Olhos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

22 Fevereiro 2019
Oftalmologia

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia