Covid-19 “transforma” Dia Mundial da Saúde

Imagem da notícia: Covid-19 “transforma” Dia Mundial da Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu o 7 de abril como Dia Mundial da Saúde, data da primeira Assembleia Mundial da Saúde realizada em 1948 – ano da criação da OMS.

Segundo o Jornal Médico, o tema previsto para 2020, anunciado em 2019, era o do trabalho dos enfermeiros e parteiras. “Porém, foi ultrapassado pela imprevisível pandemia Covid-19”, afirma em comunicado a Fundação para Saúde SNS.

“Hoje todos os Serviços de Saúde em todo mundo, assim como os seus profissionais estão mobilizados para combater a maior pandemia dos últimos cem anos. A luta tem sido difícil mesmo nos países considerados mais ricos e com maiores recursos”, explica a Fundação para Saúde SNS.

A palavra de ordem da OMS lançada há duas décadas sobre a necessidade de se considerar “A saúde em todas as políticas” reveste-se agora de grande atualidade. Assim como a frase e conceito sobre “Pensar global e agir localmente”.

Saiba mais aqui.

7 Abril 2020
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Máscaras de Angelina Meireles são “solidárias”

A Mundo A Sorrir avançou com a venda de máscaras reutilizáveis feitas em capulana (tecido tradicionalmente utilizado em África), cuja receita reverte na totalidade para o projeto “Saúde A Sorrir na Guiné-Bissau”, desenvolvido desde 2005. A criadora destas máscaras é a médica oftalmologista Angelina Meireles.

Ler mais 25 Maio 2020
AtualidadeOftalmologia

Textura da retina pode alertar para doença de Alzheimer

Engenheiros biomédicos da Duke University desenvolveram um novo dispositivo de imagem capaz de medir a espessura e a textura das várias camadas da retina na parte posterior do olho. O avanço pode ser usado para detetar um biomarcador da doença de Alzheimer, oferecendo potencialmente um sistema de alerta precoce para a doença.

Ler mais 20 Maio 2020
AtualidadeOftalmologia