Coronavírus também pode provocar conjuntivite?

Imagem da notícia: Coronavírus também pode provocar conjuntivite?

Segundo o Observador, o alerta da Associação Americana de Oftalmologia surge depois da revisão de três estudos sobre os sintomas que os doentes com a Covid-19 apresentam, nomeadamente ao nível ocular. Ainda que esteja longe de ser um dos sintomas mais comuns em quem está infetado com o novo coronavírus, há agora evidência científica sobre infeções oculares — nomeadamente conjuntivite — também em doentes com a Covid-19.

Um dos estudos, publicado a 26 de fevereiro no Journal of Virology relata que de 30 doentes com a Covid-19 na China um deles desenvolveu uma conjuntivite e foi possível identificar o Sars-Cov2 nas lágrimas, indicando a presença do vírus também na zona ocular. Um segundo estudo, publicado no The New England Journal of Medicine que analisou 1.099 doentes de 552 hospitais em 30 províncias chinesas sinalizou nove doentes com sinais de conjuntivite e, mais recentemente, um estudo publicado na JamaOphthalmology debruça-se na análise a 38 doentes da província de Hubei, com vários sintomas. Também nesta análise, há relatos de doentes com alterações oculares, nomeadamente de conjuntivite.

Saiba mais aqui.

9 Abril 2020
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Indo integra grupo Rodenstock para “acelerar o seu crescimento”

Após vários anos de “crescimento sustentado e incremento de quota de mercado”, a Indo irá integrar-se no grupo Rodenstock para “impulsionar” o seu negócio. Estima-se que a transação fique completa no terceiro trimestre de 2022 e está sujeita à aprovação das habituais autoridades de concorrência.

Ler mais 20 Maio 2022
AtualidadeInstitucionalOftalmologia

A Importância da Miopia

Artigo técnico de Annegret Dahlmann-Noor, do Instituto Nacional de Investigação Médica Centro de Investigação Biomédica de Moorfields, Londres, Inglaterra.

Ler mais 19 Maio 2022
Oftalmologia

Optometron no 64º. Congresso da SPO

Com a incerteza provocada pela pandemia como pano de fundo, Leandro Pereira prefere não fazer projeções para 2022, acredita, contudo, que “2022 será um ano bom.

Ler mais 18 Maio 2022
Eventos e FormaçãoOftalmologia