Coronavírus também pode provocar conjuntivite?

Imagem da notícia: Coronavírus também pode provocar conjuntivite?

Segundo o Observador, o alerta da Associação Americana de Oftalmologia surge depois da revisão de três estudos sobre os sintomas que os doentes com a Covid-19 apresentam, nomeadamente ao nível ocular. Ainda que esteja longe de ser um dos sintomas mais comuns em quem está infetado com o novo coronavírus, há agora evidência científica sobre infeções oculares — nomeadamente conjuntivite — também em doentes com a Covid-19.

Um dos estudos, publicado a 26 de fevereiro no Journal of Virology relata que de 30 doentes com a Covid-19 na China um deles desenvolveu uma conjuntivite e foi possível identificar o Sars-Cov2 nas lágrimas, indicando a presença do vírus também na zona ocular. Um segundo estudo, publicado no The New England Journal of Medicine que analisou 1.099 doentes de 552 hospitais em 30 províncias chinesas sinalizou nove doentes com sinais de conjuntivite e, mais recentemente, um estudo publicado na JamaOphthalmology debruça-se na análise a 38 doentes da província de Hubei, com vários sintomas. Também nesta análise, há relatos de doentes com alterações oculares, nomeadamente de conjuntivite.

Saiba mais aqui.

9 Abril 2020
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia