Adiada a aplicação do Regulamento dos Dispositivos Médicos

Imagem da notícia: Adiada a aplicação do Regulamento dos Dispositivos Médicos

Foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia, informação sobre o adiamento da implementação do Regulamento de Dispositivos Médicos, que estava prevista para esta semana.

A Comissão Europeia (CE), atendendo ao contexto excecional de pandemia Covid-19, propôs o adiamento dessa aplicação pelo prazo de um ano, para 26 de maio de 2021. A alteração é justificada na medida em que muitas das partes interessadas têm que concentrar os seus esforços no combate à atual crise de saúde pública.

Assim, e à luz da necessidade imperiosa de abordar imediatamente a crise de saúde pública associada ao surto de Covid-19, o referido regulamento entra em vigor no dia da sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

Esta medida também habilita a CE a conceder exceções no processo de certificação na União Europeia, de forma a acelerar o lançamento de novos dispositivos médicos no mercado, relacionados com o coronavírus.

As regras atualmente aplicáveis continuarão a garantir a saúde e a segurança dos utilizadores de dispositivos médicos.

29 Maio 2020
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

SPO aposta na formação científica e educação médica

O presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), Rufino Silva, falou aos sócios sobre as principais linhas de ação da instituição que vai dirigir ao longo dos próximos dois anos. Neste artigo destacamos uma delas: a área da formação científica e educação médica.

Ler mais 25 Janeiro 2021
Oftalmologia

Córnea sintética ajuda cego a voltar a ver

Um homem de 78 anos estava dado como legalmente cego e recuperou a visão, sendo capaz de reconhecer familiares e ver números num quadro. O feito só foi possível devido ao implante da córnea sintética desenvolvida pela CorNeat que pode ser colocado diretamente no olho para substituir córneas danificadas, sem necessidade de tecido humano.

Ler mais 21 Janeiro 2021
Oftalmologia