Especialistas reforçam importância da digitalização do setor da saúde

Imagem da notícia: Especialistas reforçam importância da digitalização do setor da saúde

A GS1 Portugal, entidade responsável pelo desenvolvimento de standards para a saúde, promoveu a 23 de junho a 26ª Reunião do Healthcare User Group (HUG). Esta iniciativa, realizada em formato digital, teve como mote o impacto da pandemia Covid-19 no setor da saúde, com o intuito de debater e analisar os desafios e oportunidades da atualidade.

A sessão teve início com uma análise da implementação do Regulamento Europeu dos Dispositivos Médicos em Portugal. Na sessão liderada pela especialista da GS1 Portugal, Madalena Centeno, ficou patente que o adiamento da data de aplicação do Regulamento, já publicado a 24 de abril, acabou por aliviar a pressão sentida sobre os fabricantes e reguladores de dispositivos médicos, dado o contexto do impacto que a pandemia teve sobre este setor. 

Outro dos temas de grande interesse desta iniciativa foi a digitalização no setor da saúde, num painel liderado por António Silva Santos, da Minsait. Na sua apresentação, o orador realçou os principais objetivos desta digitalização e quais os desafios à sua implementação, com destaque para a complexidade e dificuldade sentidas, em particular, no setor hospitalar.

Na segunda parte da Reunião HUG o tema central foi o impacto da pandemia Covid-19 no setor da saúde, com uma interação em tempo real com a audiência, que foi convidada a responder a um inquérito online durante a sessão. Os resultados foram analisados e debatidos em conjunto, sendo o decréscimo de vendas, a alteração do negócio/desenvolvimento de novas áreas e a dificuldade no contacto com os clientes as principais diferenças sentidas pelos participantes. 

No que diz respeito às ações que consideram mais relevantes para o setor, na opinião dos intervenientes, o processo de digitalização e as melhorias no processo de rastreabilidade, a par da melhoria de comunicação entre entidades, são as que os participantes mais destacaram. Os resultados apurados, em tempo real durante a reunião, estão em linha com os dados partilhados por Cátia Gouveia, Gestora de Estudos de Níveis de Serviço da GS1 Portugal, no tema que apresentou “Estudos de Níveis de Serviço: Saúde – Impacto COVID-19”.

No final da sessão, foi apresentada a data para o VI Seminário da Saúde, que se realiza no dia 19 de novembro, no qual alguns dos temas abordados nesta sessão serão revistos e novos ângulos acrescentados.

26 Junho 2020
AtualidadeEventos e Formação

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Telemedicina continua a “criar ondas” na oftalmologia

A pandemia de Covid-19 está a transformar a forma como a medicina é praticada em todo o mundo. Novas alternativas para o modus operandi da prestação de cuidados de saúde tradicionais têm sido escolhidas durante estes tempos incertos.

Ler mais 22 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia