Especialistas reforçam importância da digitalização do setor da saúde

Imagem da notícia: Especialistas reforçam importância da digitalização do setor da saúde

A GS1 Portugal, entidade responsável pelo desenvolvimento de standards para a saúde, promoveu a 23 de junho a 26ª Reunião do Healthcare User Group (HUG). Esta iniciativa, realizada em formato digital, teve como mote o impacto da pandemia Covid-19 no setor da saúde, com o intuito de debater e analisar os desafios e oportunidades da atualidade.

A sessão teve início com uma análise da implementação do Regulamento Europeu dos Dispositivos Médicos em Portugal. Na sessão liderada pela especialista da GS1 Portugal, Madalena Centeno, ficou patente que o adiamento da data de aplicação do Regulamento, já publicado a 24 de abril, acabou por aliviar a pressão sentida sobre os fabricantes e reguladores de dispositivos médicos, dado o contexto do impacto que a pandemia teve sobre este setor. 

Outro dos temas de grande interesse desta iniciativa foi a digitalização no setor da saúde, num painel liderado por António Silva Santos, da Minsait. Na sua apresentação, o orador realçou os principais objetivos desta digitalização e quais os desafios à sua implementação, com destaque para a complexidade e dificuldade sentidas, em particular, no setor hospitalar.

Na segunda parte da Reunião HUG o tema central foi o impacto da pandemia Covid-19 no setor da saúde, com uma interação em tempo real com a audiência, que foi convidada a responder a um inquérito online durante a sessão. Os resultados foram analisados e debatidos em conjunto, sendo o decréscimo de vendas, a alteração do negócio/desenvolvimento de novas áreas e a dificuldade no contacto com os clientes as principais diferenças sentidas pelos participantes. 

No que diz respeito às ações que consideram mais relevantes para o setor, na opinião dos intervenientes, o processo de digitalização e as melhorias no processo de rastreabilidade, a par da melhoria de comunicação entre entidades, são as que os participantes mais destacaram. Os resultados apurados, em tempo real durante a reunião, estão em linha com os dados partilhados por Cátia Gouveia, Gestora de Estudos de Níveis de Serviço da GS1 Portugal, no tema que apresentou “Estudos de Níveis de Serviço: Saúde – Impacto COVID-19”.

No final da sessão, foi apresentada a data para o VI Seminário da Saúde, que se realiza no dia 19 de novembro, no qual alguns dos temas abordados nesta sessão serão revistos e novos ângulos acrescentados.

26 Junho 2020
AtualidadeEventos e Formação

`

Notícias relacionadas

Indo integra grupo Rodenstock para “acelerar o seu crescimento”

Após vários anos de “crescimento sustentado e incremento de quota de mercado”, a Indo irá integrar-se no grupo Rodenstock para “impulsionar” o seu negócio. Estima-se que a transação fique completa no terceiro trimestre de 2022 e está sujeita à aprovação das habituais autoridades de concorrência.

Ler mais 20 Maio 2022
AtualidadeInstitucionalOftalmologia

APOR promove Petição Pública em defesa dos Ortoptistas

Num documento dirigido ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a petição defende, entre outros pontos, “o direito a exercer a profissão sem penalização” e “o direito de escolha e acesso do cidadão beneficiário da ADSE a cuidados de saúde na área da visão prestados por Ortoptistas”.

Ler mais 17 Maio 2022
AtualidadeÓtica

Catarata: cirurgia pode diminuir risco de demência

De acordo com um estudo realizado nos EUA, e publicado no jornal científico JAMA Internal Medicine, da Associação Médica Americana, “indivíduos idosos com catarata que foram submetidos à cirurgia tiveram um risco menor de desenvolver demência”.

Ler mais 16 Maio 2022
AtualidadeOftalmologia