STAYAWAY COVID, a app de rastreio automático

Imagem da notícia: STAYAWAY COVID, a app de rastreio automático

A STAYAWAY COVID é uma aplicação móvel de rastreio automático de contactos de utentes com Covid-19. Foi apresentada a 1 de setembro como um meio complementar aos sistemas tradicionais de resposta à pandemia.

Está disponível na App Store e Play Store, é gratuito e de adesão voluntária. O sistema permite, através da proximidade física entre smartphones, alertar o seu utilizador caso este tenha estado em contacto de proximidade com outros utilizadores, a quem tenha sido diagnosticada a doença. Em declarações à comunicação social, a ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu que a app é “confidencial, voluntária e segura e, por isso, na qual se pode confiar”.

Para explicar detalhadamente o modo de funcionamento da STAYAWAY COVID, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) disponibilizam um guia de utilização.

4 Setembro 2020
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Descoberta origem comum a seis doenças psiquiátricas

Um novo estudo mundial, do qual faz parte uma equipa de investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Minho - coordenada por Pedro Morgado (na foto) -, descobriu que ocorrem modificações no córtex que são comuns às seis principais doenças psiquiátricas.

Ler mais 15 Setembro 2020
Atualidade