#VisãodeFuturo: A Saúde Ocular em Tempos de Coronavírus

Imagem da notícia: #VisãodeFuturo: A Saúde Ocular em Tempos de Coronavírus

O relatório #VisãodeFuturo: A Saúde Ocular em Tempos de Coronavírus, elaborado por um grupo de especialistas de clínicas oftalmológicas de Espanha e Portugal, conclui que a pandemia trouxe problemas para a saúde ocular, sobretudo por causa do aumento do tempo em frente aos ecrãs e do adiamento de exames oftalmológicos de rotina.

De acordo com o estudo, “durante a pandemia houve uma redução das consultas de rotina para exames aos olhos (para 67% dos profissionais) e o aumento do tempo passado em frente aos ecrãs (para 68% dos profissionais) foi o hábito que mais afetou a saúde ocular. No conjunto, 78% dos especialistas considera que piorou a saúde ocular, em termos gerais, em consequência da pandemia”.

Segundo o Jornal Médico, foi destacado ainda que “não foi demonstrada uma relação direta entre o uso de computadores e a miopia” e que é “fundamental que façam pausas visuais regulares e aproveitem o ambiente ao ar livre, sempre que possível”.

No caso dos adultos, “o olho seco é o distúrbio identificado por 60% dos especialistas como o mais prevalecente devido aos hábitos ligados à pandemia. O uso frequente de máscaras aumenta a secura dos olhos, tal como passar muito tempo em frente aos ecrãs ou trabalhar muito intensamente com o computador, reduzindo a frequência do pestanejar”.

Saiba mais aqui.

2 Fevereiro 2021
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia