Alzheimer associada à perda de visão

Imagem da notícia: Alzheimer associada à perda de visão

Pesquisas divulgadas pela Universidade de Southampton, em Inglaterra, revelam uma ligação entre as proteínas associadas à doença de Alzheimer e a perda de visão relacionada à idade. As descobertas abrem caminho a novos tratamentos para doentes com visão degenerada.

O estudo, publicado na revista Cells, tem como base pesquisas anteriores que mostram que a proteína beta amilóide (Ab) acumula-se ao redor de uma camada celular chamada epitélio pigmentar da retina (EPR), permitindo, assim, estabelecer que danos essas proteínas tóxicas causam às células EPR.

As proteínas beta amilóide (Ab) são os principais impulsionadores da doença de Alzheimer, mas também se começam a acumular na retina com o envelhecimento. Os pacientes que sofriam de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) mostraram ter altos níveis de Ab nas suas retinas.

A investigação expôs células RPE de olhos normais de camundongos e em cultura ao Ab. O modelo em animais permitiu à equipa observar o efeito que a proteína tem no tecido ocular vivo, usando técnicas de imagem não invasivas que são usadas em clínicas de oftalmologia. As suas descobertas mostraram que os olhos dos camundongos desenvolveram uma patologia retinal muito semelhante à DMRI em humanos.

Katie Bates, diretora do Centro Nacional para Reposição, Refinamento e Redução de animais em pesquisa (NC3Rs), assegura que o estudo é “impactante” e que demonstra os “benefícios científicos e práticos” em estudar patologia retinal semelhante à DMRI in vitro.

Os investigadores da Universidade de Southampton desejam que a próxima etapa passe pelo uso dos medicamentos beta anti-amilóide, previamente testados em pacientes com Alzheimer, como um possível tratamento para a degeneração macular relacionada à idade. Como os reguladores nos EUA e na União Europeia já aprovaram parte destes medicamentos, os investigadores consideram que esta é uma área que poderia ser explorada com maior rapidez.

29 Março 2021
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Cirurgia de catara mostra melhorias significativas

O Health Cluster Portugal acabou de publicar um novo relatório que revela que 91% dos doentes que foram submetidos a cirurgia de catarata reportaram melhorias em todas as dimensões da visão avaliadas e na qualidade de vida.

Ler mais 6 Dezembro 2024
Oftalmologia