Abril, mês da saúde e segurança ocular das mulheres

Imagem da notícia: Abril, mês da saúde e segurança ocular das mulheres

A Prevent Blindness, uma organização sem fins lucrativos de saúde e segurança ocular, de Chicago, declarou abril como o mês da saúde e segurança ocular das mulheres. O objetivo é educar e alertar o público para o aumento do risco de problemas de saúde da visão para as mulheres, bem como identificar as medidas que podem ser tomadas para prevenir a perda de visão.

De acordo com o National Eye Institute, duas em cada três pessoas que vivem com cegueira ou problemas de visão são mulheres. Também os dados do estudo The Future of Vision: Forecasting the Prevalence and Costs of Vision Problems mostra que as mulheres têm uma prevalência maior de problemas de visão como: degeneração macular relacionada à idade, doenças autoimunes (como lúpus ou síndrome de Sjögren), catarata, olho seco, glaucoma, baixa visão e erro de refração.

No Relatório Mundial sobre a Visão da Organização Mundial da Saúde, pode ver-se que as mulheres, em média, vivem mais do que os homens e, portanto, correm maior risco de desenvolver doenças oculares associadas ao envelhecimento. No entanto, mesmo depois de controlar a idade, as estimativas globais sugerem que as mulheres com deficiência de visão à distância, moderada e severa superam os homens em aproximadamente sete por cento.

As disparidades de género e financeiras também podem criar barreiras ao acesso das mulheres a cuidados oculares. Além de doenças e condições oculares já mencionadas, as mulheres desenvolvem alguns problemas de saúde relacionados com a gravidez e a menopausa. Durante estes períodos as mulheres podem notar mudanças na sua capacidade de ver claramente. 

A Prevent Blindness alerta as mulheres para que façam da saúde visual uma prioridade e que consultem os especialistas para ajudar a detetar problemas de visão precocemente. O tratamento precoce e consistente para a maioria das doenças oculares pode reduzir significativamente o risco de perda de visão.

1 Abril 2021
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas