Abril, mês da saúde e segurança ocular das mulheres

Imagem da notícia: Abril, mês da saúde e segurança ocular das mulheres

A Prevent Blindness, uma organização sem fins lucrativos de saúde e segurança ocular, de Chicago, declarou abril como o mês da saúde e segurança ocular das mulheres. O objetivo é educar e alertar o público para o aumento do risco de problemas de saúde da visão para as mulheres, bem como identificar as medidas que podem ser tomadas para prevenir a perda de visão.

De acordo com o National Eye Institute, duas em cada três pessoas que vivem com cegueira ou problemas de visão são mulheres. Também os dados do estudo The Future of Vision: Forecasting the Prevalence and Costs of Vision Problems mostra que as mulheres têm uma prevalência maior de problemas de visão como: degeneração macular relacionada à idade, doenças autoimunes (como lúpus ou síndrome de Sjögren), catarata, olho seco, glaucoma, baixa visão e erro de refração.

No Relatório Mundial sobre a Visão da Organização Mundial da Saúde, pode ver-se que as mulheres, em média, vivem mais do que os homens e, portanto, correm maior risco de desenvolver doenças oculares associadas ao envelhecimento. No entanto, mesmo depois de controlar a idade, as estimativas globais sugerem que as mulheres com deficiência de visão à distância, moderada e severa superam os homens em aproximadamente sete por cento.

As disparidades de género e financeiras também podem criar barreiras ao acesso das mulheres a cuidados oculares. Além de doenças e condições oculares já mencionadas, as mulheres desenvolvem alguns problemas de saúde relacionados com a gravidez e a menopausa. Durante estes períodos as mulheres podem notar mudanças na sua capacidade de ver claramente. 

A Prevent Blindness alerta as mulheres para que façam da saúde visual uma prioridade e que consultem os especialistas para ajudar a detetar problemas de visão precocemente. O tratamento precoce e consistente para a maioria das doenças oculares pode reduzir significativamente o risco de perda de visão.

1 Abril 2021
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Universidade de Aveiro inaugura o BIOMEDIC Lab

No próximo dia 18 de junho, às 17h30, será inaugurado o BIOMEDIC Lab, um novo laboratório de ensino, experimentação e criatividade dedicado ao ensino e à prática inovadora da Engenharia Biomédica na Universidade de Aveiro (UA).

Ler mais 17 Junho 2025
Atualidade

Novo Consenso WSPOS 2025 sobre Miopia

As Declarações de Consenso da WSPOS são Declarações sobre tópicos pertinentes à oftalmologia pediátrica e ao estrabismo, elaboradas pelos membros do Bureau Executivo e Científico da WSPOS. Todas as Sociedades Membro e os Países Capitulares da WSPOS concordam com essas declarações.

Ler mais 6 Junho 2025
Atualidade