Maria João Quadrado e Elisa Julião Campos em entrevista

Imagem da notícia: Maria João Quadrado e Elisa Julião Campos em entrevista

Maria João Quadrado (MJ), e Elisa Julião Campos (EC), investigadoras do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (iCBR-FMUC), são as coordenadoras de um novo projeto multidisciplinar financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que visa o tratamento do queratocone. A OftalPro conversou com as investigadoras a respeito deste novo projeto que “apresenta um elevado potencial para descobertas inovadoras e um alto impacto na dimensão tecnológica”.

““Melhorar a permeabilidade do epitélio no cross-linking do colagénio corneano transepitelial: uma solução baseada na nanotecnologia” é um projeto translacional que envolve a clínica e a investigação básica. Pretendemos devolver novas formas de abordagem terapêutica no queratocone. Esta doença afeta particularmente os jovens tendo grandes repercussões no seu quotidiano. Este projeto apresenta um elevado potencial para descobertas inovadoras e um alto impacto na dimensão tecnológica, pois será testada a eficácia de um novo sistema para aumentar a permeabilidade da córnea”, refere Maria João Quadrado.

Saiba mais na próxima edição da OFTALPRO.

15 Março 2022
EntrevistasOftalmologia

`

Notícias relacionadas

“O SNS é um dos pilares mais importantes da sociedade portuguesa”

A 9ª Distinção de Mérito em Gestão dos Serviços de Saúde premiou em 2022 Miguel Sousa Neves. Numa curta conversa com o médico oftalmologista, procurámos saber o segredo do sucesso da sua clínica, a surpresa com a sua distinção, os seus maiores antagonismos na gestão dos serviços de saúde e o seu verdadeiro intento no setor.

Ler mais 24 Março 2023
Entrevistas

“Queremos aproximar, ainda mais, a oftalmologia da população”

Com quase 30 anos de prática clínica, a médica oftalmologista Rita Flores assume que não mudaria nada no seu percurso. O mais recente desafio chama-se presidência da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e, em entrevista à OftalPro, assume que representar os pares é “uma grande responsabilidade” e “motivo de orgulho”.

Ler mais 13 Março 2023
Entrevistas

“Devemos partilhar o nosso saber com os que dele necessitem”

Angelina Meireles recebeu o prémio SPO/Essilor – Voluntariado no 65º Congresso de Oftalmologia. O prémio deve-se à missão que fez juntamente com a Mundo a Sorrir na Guiné-Bissau. A atual vice-presidente da SPO revela-nos que o que a atraiu “foi o facto de ir ensinar, tentar deixar algumas sementes".

Ler mais 10 Março 2023
Oftalmologia