“Existe muita qualidade na formação médica em Portugal”

Imagem da notícia: “Existe muita qualidade na formação médica em Portugal”

Rita Flores, a nova presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, considera que os oftalmologistas portugueses estão ao nível dos melhores mundialmente e que isso se deve “seguramente à qualidade da sua formação”.

Quais são os principais desafios da profissão em Portugal?

A oftalmologia é uma especialidade que tem assistido, recentemente, a muitos desenvolvimentos que têm condicionado drástica e positivamente a resposta que conseguimos dar aos nossos doentes. Estes desenvolvimentos, sejam eles técnicos, instrumentais, novos tratamentos ou novas moléculas, melhoraram de forma muito significativa o prognóstico de variadas doenças e a qualidade de vida que, ao controlá-las, conseguimos proporcionar. Manter um padrão de excelência na oftalmologia nacional, com uma forte aposta na atualização do conhecimento e na formação contínua pós-graduada, é um importante objetivo e uma responsabilidade da SPO. Outro grande desafio é defender a saúde da população, informando-a convenientemente, e defendendo o ato médico na área da oftalmologia à responsabilidade exclusiva dos médicos oftalmologistas. Atravessamos tempos de alguma instabilidade na saúde em Portugal, pelo que a procura de solidez nas sociedades científicas é fundamental.

Considera que os oftalmologistas portugueses estão ao nível dos melhores nesta área a nível mundial?

Considero sim. Existe muita qualidade na formação médica que se pratica em Portugal, quer nos cursos de Medicina, quer nos internatos de formação específica. Os nossos especialistas em Oftalmologia são dos melhores quando se qualificam em exames europeus (European Board of Ophthalmology, por exemplo) e esse facto deve-se seguramente à qualidade da sua formação. A qualidade formativa que se pratica tem impacto considerável na qualidade da oftalmologia que se exerce.

Recorde a entrevista na OftalPro 59.

9 Janeiro 2023
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“Auxiliamos os médicos a reduzir os espaços vazios na agenda”

Mickael Freitas, responsável pela DocBay, concedeu-nos uma entrevista para explicar em que consiste a plataforma que surgiu em 2023. A ideia nasceu da necessidade de trazer software moderno para simplificar a área da saúde” na vertente do médico, mas também do paciente, explica.

Ler mais 22 Maio 2024
Entrevistas

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas