CHULC inaugura Centro de Terapia Genética em Oftalmologia

Imagem da notícia: CHULC inaugura Centro de Terapia Genética em Oftalmologia

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) inaugurou um novo Centro Nacional de Terapia Génica em Oftalmologia (CNTGO), capaz de realizar um tratamento único anti cegueira.

O novo CNTGO vai contribuir para a mudança da qualidade de vida dos doentes afetados com distrofias retinianas de aparecimento precoce associadas a mutações no gene RPE6 que evoluem para cegueira. Eduardo Silva, diretor do CRI-OftaPed, do Hospital Dona Estefânia, concedeu uma entrevista à Médico News onde aborda a importância da criação do novo centro, os principais desafios, e em que consiste este tratamento.

No âmbito do CNTGO, foi realizada a 29 de novembro, pela primeira vez, uma intervenção com medicamento órfão, de nome genérico voretigene neparvovec, que, graças a mecanismo de transferência de genes para a retina, visa travar a evolução desta doença.

Saiba mais aqui.

31 Janeiro 2023
DestaqueOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia

Como prever a progressão da miopia em crianças?

O Serviço de Oftalmologia do Hospital Fernando Pessoa alcançou mais um marco significativo ao publicar um artigo científico inovador na área da miopia. O estudo, da autoria de Sandra Guimarães e Maria João Vieira, explora as potencialidades do Plusoptix (um autorefratómetro binocular móvel) em crianças míopes que já usam óculos. 

Ler mais 26 Março 2024
Destaque