“Temos disponíveis técnicas mais avançadas na colheita de córneas e cirurgia de transplante”

Imagem da notícia: “Temos disponíveis técnicas mais avançadas na colheita de córneas e cirurgia de transplante”

Quem o diz é Maria João Quadrado, consultora da “Ocular Tissue Donation and Transplantation” no Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST). A médica oftalmologista revela ainda que os centros atuais de aplicação de córnea têm acompanhado a crescente complexidade dos procedimentos.

Que tecnologias estão atualmente à disposição dos oftalmologistas para a realização destes transplantes?

Os centros atuais de aplicação de córnea têm acompanhado a crescente complexidade dos procedimentos, duma forma que nos parece eficaz. Em Portugal estão disponíveis as técnicas mais avançadas, quer na colheita de córneas, quer na cirurgia de transplante. A queratoplastia (lamelar anterior e posterior), indicada para patologias como o queratocone, falência do endotélio e distrofia de Fuchs, entre outras, realizam-se diariamente em diversos centros do país e com bastante sucesso. Embora as indicações para queratoplastia penetrante tenham vindo a diminuir, esta cirurgia é efetuada com excelentes resultados em vários centros. Este sucesso deve-se não só, à melhoria significativa nas técnicas cirúrgicas, mas também à melhoria das terapias de controlo da rejeição.

Leia ou reveja a entrevista completa na OftalPro 59.

2 Fevereiro 2023
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“Uma boa relação não se constrói numa consulta isolada”

Na oftalmologia pediátrica, onde tratar é também saber escutar e tranquilizar, o tempo ganha outro peso — na relação com as famílias, no acompanhamento das crianças e na própria vida de quem cuida. Paulo Freitas da Costa, oftalmologista pediátrico, fala-nos da singularidade da relação médico-doente.

Ler mais 4 Setembro 2026
Entrevistas