“Temos disponíveis técnicas mais avançadas na colheita de córneas e cirurgia de transplante”

Imagem da notícia: “Temos disponíveis técnicas mais avançadas na colheita de córneas e cirurgia de transplante”

Quem o diz é Maria João Quadrado, consultora da “Ocular Tissue Donation and Transplantation” no Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST). A médica oftalmologista revela ainda que os centros atuais de aplicação de córnea têm acompanhado a crescente complexidade dos procedimentos.

Que tecnologias estão atualmente à disposição dos oftalmologistas para a realização destes transplantes?

Os centros atuais de aplicação de córnea têm acompanhado a crescente complexidade dos procedimentos, duma forma que nos parece eficaz. Em Portugal estão disponíveis as técnicas mais avançadas, quer na colheita de córneas, quer na cirurgia de transplante. A queratoplastia (lamelar anterior e posterior), indicada para patologias como o queratocone, falência do endotélio e distrofia de Fuchs, entre outras, realizam-se diariamente em diversos centros do país e com bastante sucesso. Embora as indicações para queratoplastia penetrante tenham vindo a diminuir, esta cirurgia é efetuada com excelentes resultados em vários centros. Este sucesso deve-se não só, à melhoria significativa nas técnicas cirúrgicas, mas também à melhoria das terapias de controlo da rejeição.

Leia ou reveja a entrevista completa na OftalPro 59.

2 Fevereiro 2023
Entrevistas

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

“Vamos dedicar-nos ao fabrico de produtos estéreis”

Presente em 45 países, o Edol decidiu voltar a inovar com a construção de uma unidade fabril, em Carnaxide. Em entrevista, Mafalda Pimpão, diretora de marketing e vendas, revela que “as grandes novidades até ao momento são o fabrico de colírios sem conservantes”, “a autorização do Infarmed para fabrico de análogos de prostaglandinas e um novo método de fabrico de pomadas oftálmicas”.

Ler mais 7 Novembro 2023
Entrevistas

Edol investe 25 milhões em nova fábrica de oftalmologia

Presente em 45 países, o Edol decidiu voltar a inovar com a construção de uma unidade fabril, em Carnaxide. O investimento é elevado, mas a génese de inovação da empresa exige estabelecer constantemente novos limites. Em entrevista, Mafalda Pimpão, diretora de Marketing e Vendas, resume tudo numa frase: “Somos muito irrequietos, temos paixão por esta atividade e por isso vamos continuar, diariamente, a investir”. 

Ler mais 17 Outubro 2023
EntrevistasOftalmologia

“Na EssilorLuxottica não estabelecemos limites”

No seguimento do roadshow de apresentação da mais recente lente progressiva, a Varilux® XR series™, fomos falar com Tiago Sobreiro, o country manager da EssilorLuxottica para Portugal, e com Alberto Silva, o novo diretor comercial da empresa para o nosso país.

Ler mais 10 Outubro 2023
Entrevistas