Instituto Gama Pinto realiza 1º curso de Simulação Cirúrgica

Imagem da notícia: Instituto Gama Pinto realiza 1º curso de Simulação Cirúrgica

Para Diogo Rodrigues, aluno do 1º ano do Centro Hospitalar Santo António, Porto, a oportunidade de experimentar o simulador cirúrgico exigiu que se levantasse de madrugada e fizesse sem paragens a viagem até Lisboa. “É uma formação muito útil para a nossa formação profissional. Alguns de nós já tiveram uma experiência a ajudar algumas cirurgias de catarata, mas nada se aproxima a estarmos a utilizar os instrumentos mais parecidos possíveis com a nossa prática de estudo. Daqui a alguns meses, se nos pedirem para fazer alguns passos da cirurgia, já saberemos como nos orientar à volta das peças do microscópio”.

Sandra Barrão, diretora clínica do IOGP, relembra a importância da tecnologia para quem está a dar agora os primeiros passos na oftalmologia. “Eu acabei o curso em 1997 e não era o que é atualmente em termos tecnológicos. Cada vez mais a inovação é mais acelerada, tem dado uma ajuda preciosa na prevenção, diagnóstico e tratamento atempado para prevenir fatores da doença que pode ter complicações a todo o nível”.

Para a médica oftalmologista, “estes simuladores simulam um olho, com vários passos quer de cirurgia de catarata, quer de cirurgia de retina e vítreo, podendo praticar bimanualidade, num ato de microcirurgia, treinar essa profundidade de campo e todos os passos de cirurgia de catarata, em que vão treinando e passo a passo evoluindo desde os primeiros passos à introdução da lente, como resolução de algumas complicações que possam ir surgindo. Como durante o internato os formandos internos irão tendo de fazer cirurgia, considerou-se muito relevante que fizessem o curso de simulação cirúrgica”.

O artigo completo estará disponível brevemente na próxima edição da revista OftalPro.

23 Março 2023
Destaque

`

Notícias relacionadas

Como prever a progressão da miopia em crianças?

O Serviço de Oftalmologia do Hospital Fernando Pessoa alcançou mais um marco significativo ao publicar um artigo científico inovador na área da miopia. O estudo, da autoria de Sandra Guimarães e Maria João Vieira, explora as potencialidades do Plusoptix (um autorefratómetro binocular móvel) em crianças míopes que já usam óculos. 

Ler mais 26 Março 2024
Destaque