Centro Hospitalar do Oeste cria novo CRI de Oftalmologia

O Centro Hospitalar do Oeste (CHOeste) conta com um novo Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do Oeste (CRIO.O), que tem como objetivo “potenciar o aumento de consultas e cirurgias na especialidade de oftalmologia, e diminuir as listas de espera de forma mais eficaz, respondendo às necessidades de saúde visual dos utentes dos concelhos da área de abrangência do CHOeste”.
Segundo o CHOeste, este CRI está vocacionado para prestar um atendimento oftalmológico em regime de ambulatório, dando prioridade aos utentes em idade pediátrica, utentes diabéticos e utentes com marcada diminuição da acuidade visual, nomeadamente em contexto de patologia prevalente como a degenerescência macular ligada à idade ou a catarata.
“O CRIO.O pretende construir uma plataforma para a prestação de um atendimento oftalmológico de qualidade, direcionado para patologias agudas e crónicas, de elevada prevalência e complexidade, e que exigem cuidados complexos e diferenciados”, pode ler-se no site do SNS.
O Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do Oeste é dirigido por um conselho de gestão constituído por Pedro Alfaiate, diretor do Serviço de Oftalmologia do CHOeste, e pelas vogais Maria José Mira e Teresa Leal, e composto por uma equipa dedicada multidisciplinar de 16 profissionais de diferentes categorias e competências.
Segundo Pedro Alfaiate, diretor do CRIO.O, “este novo modelo de gestão permitirá expandir o desempenho da atividade assistencial, que se reveste de uma elevada importância, sobretudo agora, em que a procura pelos cuidados de saúde no SNS está a aumentar”. O diretor do CRIO.O estima que durante o primeiro ano de atividade possam ser realizadas mais de 2.200 cirurgias e mais de 7.700 consultas.
29 Junho 2023
Atualidade