Rastreio de Glaucoma candidato a Melhor Projeto de Boas Práticas em Saúde

Imagem da notícia: Rastreio de Glaucoma candidato a Melhor Projeto de Boas Práticas em Saúde

No final de 2022, o CHULN foi “pioneiro a nível internacional no recurso a um programa de inteligência artificial que promete revolucionar o rastreio do glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo”, refere a entidade de saúde.

O exame “inovador” arrancou também no final de março de 2023, pela primeira vez, nos cuidados de saúde primários, permitindo dar “um diagnóstico da doença em segundos, substituindo um circuito de sete exames com cerca de uma hora de duração, poupando recursos e acelerando o tratamento”.

O Serviço de Oftalmologia do CHULN, dirigido por Walter Rodrigues, tem “conseguido eliminar a lista de espera nesta área e estabeleceu um protocolo para alargar este rastreio a centros de saúde da região de Lisboa”. O principal objetivo passa por “convocar utentes entre os 55 e os 65 anos para realizar este exame”, sublinha o CHULN.

Um plano passa que, em caso de rastreio positivo, os utentes “receberão logo informação para marcação de uma consulta de Glaucoma a realizar no espaço de entre duas a três semanas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte”.

28 Julho 2023
Prémios

`

Notícias relacionadas

José Cunha-Vaz distinguido nos EUA

O prémio foi atribuído em Seattle, EUA, pela Helen Keller Foundation, em conjunto com a BrightFocus Foundation, no decorrer do congresso da Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO), que reúne mais de dez mil especialistas em oftalmologista, de 75 países.

Ler mais 9 Maio 2024
Prémios

Blueworks vence prémio de inovação em oftalmologia

A Blueworks é a vencedora do prémio The Technology Award, atribuído pela revista Optician, do Reino Unido. Para o júri, a Blueworks foi capaz de “demonstrar que é possível criar pontes entre cuidados primários e secundários, usando tecnologia para potenciar contribuições positivas e relevantes para a saúde dos doentes a uma escala nacional”.

Ler mais 27 Fevereiro 2024
Prémios