Rastreio de Glaucoma candidato a Melhor Projeto de Boas Práticas em Saúde

Imagem da notícia: Rastreio de Glaucoma candidato a Melhor Projeto de Boas Práticas em Saúde

No final de 2022, o CHULN foi “pioneiro a nível internacional no recurso a um programa de inteligência artificial que promete revolucionar o rastreio do glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo”, refere a entidade de saúde.

O exame “inovador” arrancou também no final de março de 2023, pela primeira vez, nos cuidados de saúde primários, permitindo dar “um diagnóstico da doença em segundos, substituindo um circuito de sete exames com cerca de uma hora de duração, poupando recursos e acelerando o tratamento”.

O Serviço de Oftalmologia do CHULN, dirigido por Walter Rodrigues, tem “conseguido eliminar a lista de espera nesta área e estabeleceu um protocolo para alargar este rastreio a centros de saúde da região de Lisboa”. O principal objetivo passa por “convocar utentes entre os 55 e os 65 anos para realizar este exame”, sublinha o CHULN.

Um plano passa que, em caso de rastreio positivo, os utentes “receberão logo informação para marcação de uma consulta de Glaucoma a realizar no espaço de entre duas a três semanas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte”.

28 Julho 2023
Prémios

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

MIDO 2024 – abertas inscrições para o Prémio CSE

Até 27 de novembro, todos os expositores da MIDO podem-se inscrever no Certified Sustainable Eyewear (CSE) Award, prémio criado pela MIDO, em colaboração com a ANFAO e a Certottica, que avalia a sustentabilidade na indústria de óculos no mundo.

Ler mais 3 Outubro 2023
Prémios