António Travassos fala sobre saúde e humanização

Imagem da notícia: António Travassos fala sobre saúde e humanização

Conversar é o melhor Remédio – Médicos no Exploratório, ciclo de conversas com médicos promovido pelo UC Exploratório em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, apresenta este sábado, 16 de dezembro, às 17h00, a sessão que encerra 2023. António Travassos, médico oftalmologista e responsável pelo Centro Cirúrgico de Coimbra, estará à conversa a partir da seguinte pergunta: Há saúde sem humanização? A entrada no evento é livre.

Hoje, há muito empenho em sustentar o termo humanizar, qualificam-se as relações e valorizam-se os cuidados, para que não sejam meras operações técnicas e tecnológicas. Mas, desmaterializar a tecnologia vai ajudar a humanizar o outro? E se essa mesma tecnologia nos salvar da doença, não estamos também a humanizar? Se o não fizermos estaremos a desprezar o outro, a ocultar as capacidades que hoje temos disponíveis para chegarmos mais perto daquilo que todos e cada um de nós quer: não sofrer.

Conversar é o melhor Remédio, ciclo de conversas em parceria entre o UC Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019, 2020 e 2021, nestes dois anos com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2022, foi retomado em fevereiro e prossegue. Um sábado por mês, um médico da instituição de saúde ou convidado vem ao UC Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática da saúde ou da medicina.

As sessões são gratuitas.

14 Dezembro 2023
AtualidadeEventos e Formação

`

Notícias relacionadas

SPO e SPR organizam Uveitis Boot Camp

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) vão realizar, no próximo dia 30 de maio, o Uveitis Boot Camp – Curso Intensivo de Imunossupressão. O evento decorre na sede da SPO, em Lisboa das 11h às 17h.

Ler mais 19 Maio 2025
Eventos e Formação

Dia Mundial do Oftalmologista

A data visa homenagear os profissionais da saúde ocular e reforçar a importância dos cuidados preventivos com a visão. Em Portugal, profissionais e entidades oficiais relembram um apelo à população: “não adie a visita ao oftalmologista”.

Ler mais 7 Maio 2025
Atualidade