Fernando Falcão dos Reis despede-se da Faculdade de Medicina

Imagem da notícia: Fernando Falcão dos Reis despede-se da Faculdade de Medicina

«Olhar e Ver» dá mote à cerimónia de Jubilação do professor catedrático de Oftalmologia, agendada para 21 de fevereiro, na Aula Magna da FMUP, no culminar de uma vida inteira dedicada ao ensino e à investigação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), adianta a UP. 

Em declarações à instituição, o professor catedrático de Oftalmologia diz que o evento será essencialmente “uma sessão de divulgação científica sobre a visão” e “o poder simbólico do olho e do olhar”, como manifestação do que se sente.

Falcão dos Reis lembra que o olho foi sempre considerado, de certa maneira, a janela da alma, no sentido em que o médico vê, de fora para dentro, “a profundidade do olho”.

Em sentido inverso, isto é, “de dentro para fora, o olhar tem um grande poder sobre os outros. Fala-se no olhar maléfico, no mau olhado, no olhar compassivo, no olhar de amor. Penso que o poder simbólico do olho se sobrepõe mesmo ao do coração, ambos plenos de alegorias, enquanto órgãos”.

O momento da Jubilação será para Falcão dos Reis “um acontecimento perfeitamente natural. Fico feliz por chegar aqui com saúde. Alguns dizem que, nesta fase, há algo de nós que morre. Eu não penso assim, embora sinta que é um momento de mudança significativa nas nossas vidas”.

12 Fevereiro 2024
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Dia Mundial do Oftalmologista

A data visa homenagear os profissionais da saúde ocular e reforçar a importância dos cuidados preventivos com a visão. Em Portugal, profissionais e entidades oficiais relembram um apelo à população: “não adie a visita ao oftalmologista”.

Ler mais 7 Maio 2025
Atualidade

Joaquim Murta recebe distinção

O coordenador da Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC), foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro.

Ler mais 9 Abril 2025
Atualidade

Santen lança medicamento Catiolanze® emulsão em Portugal

Este lançamento é precedido pela autorização de comercialização concedida pela Comissão Europeia em novembro de 2023, após a recomendação positiva de aprovação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e pelo Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) em setembro de 2023.

Ler mais 7 Abril 2025
Atualidade