Fernando Falcão dos Reis despede-se da Faculdade de Medicina

Imagem da notícia: Fernando Falcão dos Reis despede-se da Faculdade de Medicina

«Olhar e Ver» dá mote à cerimónia de Jubilação do professor catedrático de Oftalmologia, agendada para 21 de fevereiro, na Aula Magna da FMUP, no culminar de uma vida inteira dedicada ao ensino e à investigação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), adianta a UP. 

Em declarações à instituição, o professor catedrático de Oftalmologia diz que o evento será essencialmente “uma sessão de divulgação científica sobre a visão” e “o poder simbólico do olho e do olhar”, como manifestação do que se sente.

Falcão dos Reis lembra que o olho foi sempre considerado, de certa maneira, a janela da alma, no sentido em que o médico vê, de fora para dentro, “a profundidade do olho”.

Em sentido inverso, isto é, “de dentro para fora, o olhar tem um grande poder sobre os outros. Fala-se no olhar maléfico, no mau olhado, no olhar compassivo, no olhar de amor. Penso que o poder simbólico do olho se sobrepõe mesmo ao do coração, ambos plenos de alegorias, enquanto órgãos”.

O momento da Jubilação será para Falcão dos Reis “um acontecimento perfeitamente natural. Fico feliz por chegar aqui com saúde. Alguns dizem que, nesta fase, há algo de nós que morre. Eu não penso assim, embora sinta que é um momento de mudança significativa nas nossas vidas”.

12 Fevereiro 2024
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade