José Cunha-Vaz distinguido nos EUA
O professor catedrático emérito de Oftalmologia da Universidade de Coimbra e Presidente Honorário da Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), acaba de receber o mais prestigiado prémio mundial de investigação em oftalmologia: o Helen Keller Prize for Vision Research.
As suas descobertas científicas, a partir dos anos 60, em Inglaterra, EUA e Portugal, influenciaram gerações de investigadores e tiveram um grande impacto na prática clínica.
O prémio foi atribuído em Seattle, EUA, pela Helen Keller Foundation, em conjunto com a BrightFocus Foundation, no decorrer do congresso da Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO), que reúne mais de 10.000 especialistas em oftalmologista, de 75 países.
José Cunha-Vaz foi nomeado Diretor do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Coimbra a partir de 1972 e, em 1979, foi convidado para ocupar o lugar de Professor de Oftalmologia e Diretor do Serviço de Retina da Universidade de Illinois, em Chicago, antes do seu regresso a Portugal em 1986. Em 1994, criou dois Institutos dedicados à Investigação da Visão, o Instituto Biomédico de Investigação em Luz e Imagem (IBILI) e a AIBILI, este um centro sem fins lucrativos dedicado à investigação clínica.
Entre os mais diversos cargos, destaca-se o ser Editor Honorário da Ophtalmic Research e coordenador da Secção de Retinopatia Diabética e de Doenças Vasculares do European Vision Institute Clinical Research Network (EVICR.net).
9 Maio 2024
Prémios