“Esta clínica é especialmente vocacionada para a retina médica e cirúrgica”

Imagem da notícia: “Esta clínica é especialmente vocacionada para a retina médica e cirúrgica”

Inaugurada em 2008, a missão da MyClínica, dirigida por Mun Faria, é reconhecida, quer interna quer externamente, como uma unidade de oftalmologia de excelência, prestadora de cuidados de saúde na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de patologias oftalmológicas.

Qual a diferença que fazem para a concorrência?

Esta clínica é especialmente vocacionada para a retina médica e cirúrgica. Em patologias que exigem uma cirurgia imediata, conseguimos dar essa resposta com brevidade, muitas vezes no mesmo dia, uma vez que há doenças oculares que necessitam de tratamento imediato. Se não forem operados nesse dia ou no dia a seguir, podem não recuperar a visão. Trata-se de cirurgias minuciosas, demoradas e não compensadoras economicamente. Os honorários das companhias de seguro não estão de acordo com as despesas clínicas e honorários médicos. A tecnologia evoluiu, o tratamento de um descolamento de retina ou outra doença retiniana necessita de honorários que as companhias de seguro não acompanham, estão desatualizadas.

Até porque esses doentes satisfeitos trazem outros doentes, certo?

A taxa de sucesso de uma cirurgia de descolamento de retina ou cirurgia macular é de 95% s nos grandes centros. A cirurgia de retina é minuciosa, tem riscos e é demorada. O que nos pagam é pouco mais do que pagam para uma cirurgia de catarata. Não é economicamente compensador. Mas o interesse do doente está em primeiro lugar. E, também, um doente satisfeito traz novos doentes.

“A nossa preparação oftalmológica é muito melhor do que a de muitos dos países mais desenvolvidos. Temos uma enorme vantagem, porque, comparativamente ao Brasil ou a alguns países europeus, a nossa preparação para esta especialidade é teórica e prática”.

Alguma vez pensou em expandir o espaço, em criar outra clínica?

Talvez, mas deu imenso trabalho criar um bloco operatório. Quando criámos este bloco, as regras eram umas e, depois das obras, quando solicitámos a aprovação, as regras passaram a ser outras. Na realidade, estamos a tratar já da expansão. Vamos abrir um espaço físico aqui perto, para consultas. O bloco operatório fica como está por agora, com aumento da dimensão da sala de espera, que ficará mais confortável e acolhedora.

Leia a entrevista completa na OftalPro 64.

27 Maio 2024
Entrevistas

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

“A Optiforum tornou-se um agente de mudança”

Gerida por António Borges e Sónia Velosa, a Optiforum comemora 33 anos de história em 2024. Criada desde 1991, a Optiforum é uma empresa que fornece produtos e serviços de contactologia para óticas, clínicas e hospitais.

Ler mais 12 Dezembro 2024
Entrevistas