Porto recebe 1º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo
Nos dias 11 e 12 de outubro, o Porto Pálacio Hotel, na cidade Invicta, recebe o 1º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo. A OftalPro conversou com Jorge Breda, do comité científico do encontro, que fez uma antevisão do evento e deixou o convite à participação dos oftalmologistas. O encontro tem como objetivo “a divulgação de soluções válidas para casos de estrabismo difíceis e que exigem uma experiência de anos para serem eficazmente resolvidos”.
O 1º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo vai decorrer de 11 a 12 de outubro. O que podemos esperar deste encontro?
Esperamos em primeiro lugar uma profunda adesão dos oftalmologistas ibéricos que se dedicam a esta área. Este ramo da oftalmologia exige uma preparação de conhecimentos e de experiência que leva muitos anos a adquirir. Tem uma conexão profunda com a neurologia da visão, com a integração binocular da perceção visual, e implica conhecer a fisiopatologia das conexões nervosas da oculomotricidade, os mecanismos neuronais da diplopia e da supressão. Por isso, e por ser uma difícil área, a sua aprendizagem é muito elaborada e demorada. Será uma oportunidade rara de se encontrarem algumas das principais personalidades ibéricas que têm um conhecimento real deste setor.
Qual o principal objetivo deste encontro ibérico?
O principal objetivo é precisamente este: permitir que os oftalmologistas mais jovens, os internos da especialidade e os ortoptistas possam assistir à divulgação de soluções válidas, para casos difíceis e que exigem uma experiência de anos para serem eficazmente resolvidos.
Saiba mais na OftalPro 65.
17 Julho 2024
EntrevistasEventos e Formação