CIRP com “dimensão científica, social e de networking”
A Reunião dos Grupos Portugueses de Cirurgia Implanto-Refrativa, Superfície Ocular, Córnea e Contactologia (CIRP), que decorreu no Grande Real Santa Eulalia Resort & Hotel Spa, no Algarve, de 2 a 4 de maio, foi um sucesso. João Feijão, coordenador do Grupo de Cirurgia Implanto-Refrativa, e Nuno Alves, coordenador do Grupo Português de Superfície Ocular, Córnea e Contactologia, referem que o balanço do evento é positivo, com destaque para “apresentações de alto nível e temas relevantes”.
Os coordenadores do Grupo de Cirurgia Implanto-Refrativa e Grupo Português de Superfície Ocular, Córnea e Contactologia, João Feijão e Nuno Alves, revelam que foram abordados temas como a sustentabilidade, o aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas já existentes e o uso da inteligência artificial na cirurgia refrativa.
O primeiro dia do evento contou com a palestra “Córnea: do diagnóstico ao tratamento”, o curso “Olho seco: CIRP/TFOS – “Hot Topics in DED” e ainda o simpósio da Edol. Já o segundo dia teve início com a Academia ESCRS, com uma palestra que incidiu “na sustentabilidade cirúrgica, na problemática da cirurgia bilateral, bem como na melhor maneira de calcular a LIO, a síndrome da distensão capsular e o edema macular cistoide”, revela João Feijão.
O último dia do evento ficou marcado pelo “Fórum Astigmatismo”, onde foi discutida “a melhor maneira de lidar com esta patologia, desde o pré-operatório, intraoperatório e pós-operatório”, abordado o uso da inteligência artificial na oftalmologia e realizado o Simpósio Luso Brasileiro. João Feijão explica que este simpósio teve a presença de dois colegas brasileiros de grande prestígio, “o que permitiu saber o que neste momento de melhor se faz no Brasil, no que à cirurgia refrativa diz respeito”.
Saiba mais na revista OftalPro 65.
31 Julho 2024
Reportagem