“Venham ter connosco!”

Imagem da notícia: “Venham ter connosco!”

Nos dias 11 e 12 de outubro, o Porto Pálacio Hotel, na cidade Invicta, recebe o 1º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo. A OftalPro conversou com Jorge Breda, do comité científico do encontro, que fez uma antevisão do evento e deixou o convite à participação dos oftalmologistas.

Porquê a escolha do Porto para esta primeira edição? 

O Porto tem uma escola de tradição nesta área. Foi na Universidade do Porto que se criou no início dos anos 60 a primeira Escola de Ortóptica, fundada pelo Professor Silva Pinto. Claro que podia ser em qualquer outra cidade, mas trabalhando os organizadores no Porto, tem lógica que a primeira reunião ibérica seja na cidade onde exercem a sua atividade e onde formaram a equipa com a qual se desenvolveram. 

Em relação ao programa, que temas estarão em cima da mesa? 

Estarão a debate temas importantes e difíceis: paralisias oculomotoras (fisiopatologia, métodos de estudo, tratamento cirúrgico), cirurgia de formas raras de estrabismo, desvio vertical dissociado, estrabismos restritivos, casos raros e complicados. Haverá também uma mesa redonda sobre o tratamento da retinopatia da prematuridade e outra sobre o tratamento da miopia em crianças. 

Para além da parte científica também haverá parte de exposição? 

Teremos obviamente uma exposição técnica com exibição de equipamentos vocacionados para esta área e, também, de fármacos apropriados. 

Quem são os oradores e como foram selecionados? 

Os oradores não foram selecionados. Não trabalhamos assim. Procurámos reunir-nos com pessoas com quem, ao longo de muitos anos, trocámos opiniões nos diversos congressos desta área, e que fomos encontrando no mundo científico. Foram todos convidados. Ao todos teremos 40 palestrantes portugueses e espanhóis e os seus nomes podem ser encontrados no site do evento em: www.estrabismo2024.com

Leia a entrevista completa na OftalPro 65.

20 Agosto 2024
Entrevistas

`

Notícias relacionadas