Luís Abegão Pinto em entrevista
“É muito aliciante ter um desafio novo a cada dia e a oftalmologia tem-me dado isso”
Luís Abegão Pinto, médico especialista em glaucoma e professor de oftalmologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), foi recentemente eleito vice-presidente da Sociedade Europeia de Glaucoma. A partir de 2026, o médico oftalmologista assumirá a função de presidente da sociedade.
Como se sente por ser o mais jovem e o primeiro português eleito como vice-presidente da European Glaucoma Society? Qual é o significado desta “conquista” para si e para a comunidade científica portuguesa?
Ser o mais jovem e o primeiro português eleito como vice-presidente e, posteriormente, presidente da European Glaucoma Society é muito importante. Espero que esta tomada de posse seja um virar de página. A ideia é que seja uma nova geração, com novos desafios e novas tecnologias, que assuma o papel da sociedade e traga “algo novo”. Juntamente com todo o know-how que a sociedade conquistou ao longo de 40 anos, e que obviamente é de valorizar e é relevante, o objetivo é que a sociedade cresça e rejuvenesça, ou seja, que haja uma inserção de pessoas mais jovens, mas que não seja algo disruptivo. Queremos que haja uma colaboração entre todas as forças e pessoas que constituem a sociedade, pois todas elas trazem experiências e conhecimentos que são de valorizar. Por outro lado, é obviamente um orgulho ver que um português faz parte dos órgãos mais importantes de uma sociedade europeia e penso que para Portugal e para a oftalmologia portuguesa é também um orgulho.
Leia a entrevista completa a Luís Abegão Pinto, na revista OftalPro 65.
30 Outubro 2024
Destaque