Luís Abegão Pinto em entrevista

Imagem da notícia: Luís Abegão Pinto em entrevista

“É muito aliciante ter um desafio novo a cada dia e a oftalmologia tem-me dado isso”

Luís Abegão Pinto, médico especialista em glaucoma e professor de oftalmologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), foi recentemente eleito vice-presidente da Sociedade Europeia de Glaucoma. A partir de 2026, o médico oftalmologista assumirá a função de presidente da sociedade.

Como se sente por ser o mais jovem e o primeiro português eleito como vice-presidente da European Glaucoma Society? Qual é o significado desta “conquista” para si e para a comunidade científica portuguesa?

Ser o mais jovem e o primeiro português eleito como vice-presidente e, posteriormente, presidente da European Glaucoma Society é muito importante. Espero que esta tomada de posse seja um virar de página. A ideia é que seja uma nova geração, com novos desafios e novas tecnologias, que assuma o papel da sociedade e traga “algo novo”. Juntamente com todo o know-how que a sociedade conquistou ao longo de 40 anos, e que obviamente é de valorizar e é relevante, o objetivo é que a sociedade cresça e rejuvenesça, ou seja, que haja uma inserção de pessoas mais jovens, mas que não seja algo disruptivo. Queremos que haja uma colaboração entre todas as forças e pessoas que constituem a sociedade, pois todas elas trazem experiências e conhecimentos que são de valorizar. Por outro lado, é obviamente um orgulho ver que um português faz parte dos órgãos mais importantes de uma sociedade europeia e penso que para Portugal e para a oftalmologia portuguesa é também um orgulho.

Leia a entrevista completa a Luís Abegão Pinto, na revista OftalPro 65.

30 Outubro 2024
Destaque

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Tecnologia celular origina nova classe de materiais vivos

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro desenvolveu uma tecnologia inovadora cujo princípio permite criar uma nova classe de materiais vivos implantáveis que podem transformar a forma como órgãos e tecidos são reparados ou mesmo substituídos.

Ler mais 23 Setembro 2024
Destaque