ULS Santa Maria com projeto inovador para rastreio do glaucoma

Imagem da notícia: ULS Santa Maria com projeto inovador para rastreio do glaucoma

O Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM), liderado por Mun Faria, implementou um programa de inteligência artificial (IA) para o rastreio do glaucoma.

Mun Faria e Luís Abegão Pinto, responsável pela consulta de Glaucoma da ULSSM, falaram com a OftalPro e revelaram que querem aumentar o número de doentes observados, levando a diagnósticos mais precoces e aumentando a taxa de diagnósticos.

Questionados sobre a decisão de implementar este programa de IA para o rastreio do glaucoma nesta unidade, os oftalmologistas referem: “O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível do mundo, é o ladrão silencioso que se pensa afetar cerca de 400.000 portugueses, mas que apenas 50% sabem que têm a doença. Curiosamente, e apesar de o glaucoma preencher todos os requisitos da OMS para programas de rastreio, nunca tinha sido feito.

A chegada de novos algoritmos e tecnologias permitiu ultrapassar as limitações logísticas que as impediam e possibilitou esta opção estratégica de implementar estes rastreios, dando corpo à Estratégia Nacional para a Saúde da Visão (ENSV), que sugere a realização de um programa piloto sobre o assunto. A ULS Santa Maria foi assim pioneira neste programa”. Nos primeiros meses de rastreio, foram convidados mais de mil doentes, sendo identificados cerca de 80 com suspeita da doença, tendo-se “encontrado infelizmente alguns doentes já em estádio avançado”, referem.

O programa de rastreio teve, segundo Mun Faria e Luís Abegão Pinto, “uma aceitação muito boa por parte dos doentes, com uma taxa de adesão muito superior à expectável, o que mostra a recetividade da população a rastreios e, particularmente, nesta área sensível da saúde visual”. Os responsáveis pela Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde Santa Maria afirmaram ainda que foi possível mostrar aos doentes que são “um serviço ativo, interessado em prevenir e tratar a doença antes desta ganhar maiores proporções”.

Leia mais na revista OftalPro 66.

26 Novembro 2024
Oftalmologia

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Cirurgia de catara mostra melhorias significativas

O Health Cluster Portugal acabou de publicar um novo relatório que revela que 91% dos doentes que foram submetidos a cirurgia de catarata reportaram melhorias em todas as dimensões da visão avaliadas e na qualidade de vida.

Ler mais 6 Dezembro 2024
Oftalmologia

SPO dá apoio científico ao projeto FIND

O objetivo principal é o de "proporcionar um meio fácil, rápido e gratuito de rastreio de mucopolissacaridoses (MPS) em populações de risco, isto é, em pessoas com clínica sugestiva ou que possuam familiares afetados com uma MPS".

Ler mais 4 Novembro 2024
Oftalmologia