Lentes Oftálmicas: o panorama em Espanha
O estudo “Eyewear in Spain” realizado pelo Euromonitor revela as principais conclusões:
- Vendas a retalho crescem 5% em termos atuais em 2024, para 1,5 mil milhões de euros. As lentes oftálmicas são a categoria com melhor desempenho em 2024, com as vendas a retalho a aumentarem 5% em termos atuais, para 1,0 mil milhões de euros.
- A Essilor España SA é o principal player em 2023, com uma quota de valor de retalho de 24%;
- As vendas a retalho deverão crescer a um CAGR de valor atual de 3% (CAGR de valor constante de 2024 de 1%) durante o período de previsão, para 1,7 mil milhões de euros.
A procura de óculos continua a ser atenuada pela inflação ainda relativamente elevada e pelas taxas de juro elevadas, que exercem uma forte pressão sobre o rendimento disponível e o poder de compra. Os consumidores espanhóis continuam cautelosos sobre as suas despesas e limitam as compras não essenciais no meio de um clima inflacionário.
Consequentemente, espera-se que os consumidores continuem a procurar óculos com uma boa relação qualidade/preço e tentem garantir que os seus óculos duram o máximo de tempo possível, para prolongar os ciclos de substituição.
Além disso, para 2024, o Ministério da Saúde espanhol anunciou que os custos dos dispositivos de correção ocular seriam incluídos em regimes de reembolso/subsídio, que ameaçam as vendas a retalho.
Leia mais sobre o estudo “Eyewear in Spain” na revista OftalPro 65.
28 Novembro 2024
Estudos e Investigação